O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR) aprovou nesta sexta-feira (26) a ampliação do Programa Bons Olhos Paraná para mais 275 municípios do Estado. Com isso, 539 mil alunos de escolas estaduais, com idades entre 6 e 17 anos, passarão por triagens e exames e, se necessário, receberão óculos gratuitamente, do Governo do Estado. O programa vai além da correção de problemas visuais, atuando na prevenção de doenças oculares e contribuindo diretamente para o desempenho escolar e a inclusão social.
Na primeira fase foram abrangidos 93 municípios. Até agora o programa atendeu o Bons Olhos atendeu mais de 84 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Com a ampliação, o programa é estendido para praticamente todo o território paranaense.
Criado pelo Governo do Paraná e financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Bons Olhos oferece óculos de grau gratuitos a estudantes de 6 a 17 anos da rede pública. Serão investidos mais R$ 64,7 milhões na nova fase da iniciativa, também com recursos do FIA.
“A decisão do Cedca representa um passo importante para garantir o direito à saúde visual e à educação de qualidade para crianças e adolescentes”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “A aprovação demonstra a sensibilidade do Conselho Estadual para a importância da ampliação do programa, que tem impacto direto na vida dos estudantes, tanto na aprendizagem quanto na autoestima”.
O estudo para a ampliação do Bons Olhos foi coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), que considerou critérios de priorização para garantir maior equidade no atendimento. Inicialmente, foram contemplados os municípios classificados como Pequeno Porte I e II que ainda não haviam sido atendidos na primeira etapa.
Em seguida, foram incluídos os municípios de médio porte com até 55 mil habitantes, por apresentarem características semelhantes aos de Pequeno Porte II. A estratégia permite que os esforços se concentre nas regiões com maior vulnerabilidade e menor acesso a serviços oftalmológicos especializados. Apenas 31 municípios paranaenses com população acima de 56 mil habitantes ficaram de fora da cobertura do programa.
CONSULTAS E EXAMES
Com um investimento de R$ 5,5 milhões na primeira fase, o Bons Olhos Paraná está distribuindo óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que passaram por consultas e exames oftalmológicos. Os 93 municípios já atendidos fazem parte do programa Rota do Progresso – pelo qual o Governo do Estado leva ações duradouras, com a finalidade de promover o desenvolvimento em territórios com menores índices de renda em comparação a outros municípios do Estado.
RESULTADOS
O Programa Bons Olhos Paraná entregou até agora 5.483 óculos. Outros 780 estão prontos para entrega e outros 2.041 estão em fase de confecção, totalizando 8.309 unidades.
Além disso, diversas metas operacionais já foram superadas. O programa registrou 84.038 atendimentos oftalmológicos, ultrapassando em 25% o potencial de atendimento previsto (67.128). Também se destacam os 55.515 testes ortópticos realizados, superando em quase quatro vezes a meta inicial de 14.500.