Londrina conquista o 1º lugar nacional em Qualificação dos Servidores

Da Redação
16/09/2025 12h11 - Atualizado há 4 horas

Londrina conquista o 1º lugar nacional em Qualificação dos Servidores
Divulgação

O município de Londrina conquistou o 1º lugar em Qualificação dos Servidores pelo Ranking de Competividade dos Municípios de 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade subiu três posições em relação ao ano passado, quando ocupava a quarta colocação. Desde 2019, Londrina se destaca entre os cinco primeiros lugares dessa categoria, mas é a primeira vez que conquista a primeira colocação.

 

Londrina também ficou em 1º lugar em funcionamento da máquina pública, 11 posições a mais do que em 2024, quando ocupava a 12º colocação. Em seguida, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ficou com o 2º lugar, e Juiz de Fora, em Minas Gerais, com o 3º. Este pilar busca mensurar o tamanho dos custos de transação no município e sua capacidade em identificar problemas e corrigi-los. Em transparência municipal, Londrina também ficou em 1º lugar.

O Ranking de Competitividade está na sexta edição e analisou 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país. A análise considerou municípios com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2024.

O ranking é composto por 65 indicadores, entre eles o de Qualificação dos Servidores, os quais medem a eficiência e a qualidade da gestão pública local e são organizados em 13 pilares temáticos: Sustentabilidade fiscal, Funcionamento da máquina pública, Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento, Meio ambiente, Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações.

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que receber a notícia de que a cidade de Londrina conquistou o 1º lugar nacional em Qualificação dos Servidores no Ranking de Competitividade dos Municípios é motivo de muito orgulho. “Isso é algo histórico para Londrina e esse resultado não vem por acaso. Ele é fruto do trabalho dedicado de cada servidor público, do empenho da nossa Escola de Governo, que ao longo dos anos tem formado, capacitado e qualificado milhares de profissionais, e de uma gestão que acredita no poder transformador da educação e da boa gestão pública. Quero parabenizar cada servidor e cada servidora que, com competência e comprometimento, ajudaram Londrina a alcançar esse reconhecimento inédito. Vocês são a prova de que investir em pessoas é investir no futuro da nossa cidade”, disse.

Qualificação dos Servidores

A gestão da formação, capacitação e qualificação dos servidores é efetuada pela Escola de Governo de Londrina (EGL). O órgão atua desde 2014, sendo institucionalizado legalmente em 2018, com a nº Lei 12.771. Os preceitos da legislação foram atualizados recentemente, em dezembro de 2024, com a Lei nº 13.918.

A diretora da EGL, Andrea Carvalho Beluce, ressaltou que A EGL coleciona números expressivos que demonstram a sua participação ativa na busca contínua em trazer qualidade à capacitação dos servidores de Londrina e região. Atualmente, a EGL atende mais de 30 mil usuários cadastrados em seu ambiente virtual de aprendizagem. Somente no primeiro semestre de 2025, foram realizadas 14.387 inscrições e emitidos 2.686 certificados. Neste período, foram atendidas 300 turmas presenciais e 60 semipresenciais ou on-line.

Beluce contou que a Escola de Governo de Londrina, no decorrer dos anos, já estruturou mais de 1 mil turmas de cursos em diferentes modalidades educacionais (integralmente on-line, presencial e semipresencial), e emitiu mais de 175 mil certificados. “Importante ressaltar a expertise dos servidores que integram a EGL. Em sua equipe atuam servidores doutores, mestres e especialistas em Educação on-line e com vasta experiência em Formação Profissional em Serviço, sobretudo naquela exercida em Escolas de Governo. Um dos segredos da EGL é priorizar e valorizar o conhecimento e a prática pedagógica desses profissionais”, afirmou.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária, sediada em São Paulo, que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Entre outros objetivos, o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP, busca incentivar uma competição positiva entre os municípios. Essa competição é entendida como o esforço para melhorar a oferta de serviços públicos, além de atrair empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e se desenvolverem na cidade.

Curso Contratações, Licitações, Concessões e Parcerias

Nos últimos dois sábado, 6 e 13 de setembro, diversos secretários e servidores municipais participaram da etapa presencial do Curso Contratações, Licitações, Concessões e Parcerias ofertado pela Escola de Governo, no auditório da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). A capacitação foi organizada pelo secretário de Governo, Leonardo Carneiro, a pedido do prefeito Tiago Amaral que foi pessoalmente no local da atividade para cumprimentar a equipe.

Os palestrantes são servidores que atuam na Secretária de Gestão Pública, na Procuradoria Geral, na Controladoria-Geral, entre outros órgãos. Mais de dez servidores compartilharam seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, com os 58 inscritos.

O objetivo da capacitação é oportunizar, aos servidores e secretários, noções essenciais a respeito dos conceitos que integram o título do curso na Administração Pública. No decorrer das aulas presenciais, os palestrantes articularam conteúdos teóricos (fundamentos legais e procedimentais) às práticas necessárias aos processos licitatórios. Agora, haverá uma segunda etapa com aulas on-line que serão ministradas via streaming pelo canal da Escola de Governo de Londrina no YouTube.

O prefeito Tiago Amaral contou que solicitou a realização deste curso porque entende da importância de desburocratizar a cidade. “Nós vamos transformar o nosso processo licitatório em um exemplo para o Brasil, de eficiência, qualidade, velocidade e qualidade de contratação. Por isso, fizemos esta capacitação para secretários e servidores e eu vim participar com eles deste trabalho”, afirmou.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp