Região Metropolitana de Curitiba desenvolve ações de inclusão para melhorar a qualidade de vida da população

Da Redação
12/09/2025 12h09 - Atualizado há 23 horas

Região Metropolitana de Curitiba desenvolve ações de inclusão para melhorar a qualidade de vida da população
Divulgação

A integração entre os 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba envolve mobilidade, meio ambiente, economia, emprego, cultura e políticas públicas que buscam melhorar a qualidade de vida da população, entre elas a inclusão. Ações inclusivas nas redes municipais de ensino, obras de acessibilidade, proteção aos idosos, igualdade racial, entre outras, estão em andamento em todo anel metropolitano, que envolve cerca de 3,7 milhões de habitantes.

“Quando planejamos a Região Metropolitana temos que levar em conta a qualidade de vida da população de todos os seus municípios, de forma integrada, com alinhamento de propósitos e ações. Investir em ações inclusivas garante um ambiente de respeito e valorização, com oportunidades para todos, combatendo a exclusão”, afirma o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura.

A capital desenvolve diversas estratégias nesse sentido, com destaque para a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), que possui orçamento próprio e inclui a acessibilidade como uma das prioridades. Na rede municipal de ensino curitibana, já são cerca de 6 mil alunos atendidos em inclusão e com acesso a atendimento especializado.

Eventos inclusivos também fazem parte do calendário dos municípios. Pinhais programou para este final de semana a e edição de setembro do Histórias que Incluem, evento de recreação destinado às famílias atípicas da cidade. O encontro será neste sábado (13), das 14h30 às 17h, no Ginásio Tancredo de Almeida Neves. O objetivo do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Guarda Municipal de Pinhais, é ampliar a oferta das atividades de lazer para o público atípico (PCD, TEA, TDAH, AHSD, T21 e demais condições específicas).

Serão ofertadas atividades de colorir, camarim de pintura de rosto e cabelo, cama elástica, atividades sensoriais e brinquedos infláveis, entre outras opções inclusivas.

Cidades para todos

Já Colombo promoveu, em agosto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Escola de Gestão Pública e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o 2º Seminário de Inclusão e Acessibilidade Construindo Cidades para Todos.

A ação, voltada tanto para a sociedade civil quanto para os servidores públicos, teve como meta impulsionar discussões sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.

Blitz para conscientizar

As crianças e estudantes também estão engajados. Em Quatro Barras, alunos da Escola Especial Joanna Valache participaram, em agosto, de blitz alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Rua Nilo Fávaro, área central da cidade.

Com apoio da Guarda Municipal de Quatro Barras e da equipe pedagógica da escola, os estudantes distribuíram folders e conversaram com motoristas, mostrando que a deficiência não define uma pessoa, e que a inclusão, a empatia e o respeito são primordiais para uma sociedade justa e inclusiva.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp