O Paraná terá um fim de semana marcado por condições climáticas bem diferentes entre as regiões. Enquanto o Norte e o Oeste devem registrar calor intenso, com máximas acima dos 30°C, o Sul e o Leste do Estado terão tempo mais nublado e temperaturas amenas.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o cenário muda a partir de segunda-feira (15), quando a formação de uma área de instabilidade no Sul do Brasil pode provocar tempestades, sobretudo em municípios próximos à divisa com Santa Catarina.
Sexta-feira (12)
O dia começou frio em cidades do Sul e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como Lapa, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro, que registraram mínimas abaixo dos 10°C. Já na metade norte, em municípios como Paranavaí, Loanda e Apucarana, as temperaturas iniciais ficaram em torno dos 20°C.
À tarde, o calor predomina no Norte, Noroeste e Oeste, com termômetros passando dos 30°C em cidades como Maringá, Loanda e Paranavaí. Entre as regiões Central e Norte pode chover de forma rápida e localizada. Nos Campos Gerais e no Leste, o céu segue nublado, e as máximas ficam na faixa dos 20°C.
Sábado (13)
O sol deve predominar em grande parte do Estado. No Norte e Noroeste, as máximas voltam a superar os 30°C, com mínimas entre 10°C e 12°C no Norte e em torno de 18°C no Noroeste.
No Oeste, há variação de nuvens e possibilidade baixa de pancadas rápidas de chuva. Já no Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e RMC, cidades como Irati, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro podem registrar mínimas de até 5°C, enquanto as máximas não devem passar dos 20°C.
Domingo (14) e segunda-feira (15)
As mínimas nessas regiões mais frias sobem para cerca de 10°C, e as máximas aumentam gradualmente. O domingo deve ter céu encoberto, com algumas aberturas de sol em todo o Estado e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Sul.
Segundo a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, entre sábado e segunda-feira há tendência de maior cobertura de nuvens baixas no Litoral, RMC, Campos Gerais e Centro-Sul. “Na segunda-feira, essas áreas também podem registrar nevoeiros ao amanhecer. Entre a Serra do Mar e as praias, o tempo será mais variável, com muitas nuvens e possibilidade de garoa ocasional”, explica.
Na segunda-feira à tarde, a instabilidade se intensifica, especialmente no Centro-Sul, elevando o risco de tempestades nas cidades próximas a Santa Catarina. Até terça-feira (16), a chuva deve alcançar outras regiões do Estado, inclusive o Norte, que acumula quase um mês sem precipitações. Apesar das instabilidades, as temperaturas não devem ter grandes variações ao longo da semana.
Monitoramento
O Simepar mantém 120 estações automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo informações para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O monitoramento inclui desde situações de chuvas extremas, com risco de enxurradas e deslizamentos, até cenários de estiagem e incêndios.
A previsão completa para os 399 municípios paranaenses pode ser consultada no site www.simepar.br
, com atualizações diárias que detalham volume de chuva, temperaturas, umidade e ventos, inclusive por hora para o dia atual e o seguinte.