A Prefeitura de Curitiba vai fortalecer as parcerias culturais, econômicas e também na área de desenvolvimento de games com a Polônia. Os temas foram tratados nesta terça-feira (9/9), em reunião entre o prefeito Eduardo Pimentel e o novo cônsul-geral da Polônia na capital paranaense, Wojciech Baczyński, realizada no gabinete do Executivo municipal.
Baczyński assumiu o posto em 9 de junho e desde então reside em Curitiba. Durante o encontro, o prefeito destacou a forte presença da imigração polonesa na cidade, lembrando momentos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II e a criação do Memorial da Imigração Polonesa, no Bosque do Papa.
“A cultura polonesa é profundamente enraizada em Curitiba. Temos interesse em ampliar parcerias em diversas áreas culturais, como música, dança, fotografia e teatro”, afirmou Pimentel, que também destacou a relevância da Oficina de Música no calendário cultural da cidade.
Incentivo aos games
No fim de semana, o cônsul conheceu o Estúdio Riachuelo e demonstrou entusiasmo com a estrutura voltada ao desenvolvimento de jogos digitais.
“Podemos contribuir com o setor de games em Curitiba. A Polônia tem tradição nessa área e já conta com empresas que geram cerca de 500 empregos na cidade. Queremos seguir colaborando, assim como nossos antepassados contribuíram para o desenvolvimento local”, ressaltou Baczyński.
O prefeito lembrou que Curitiba oferece incentivos à instalação de empresas de tecnologia, como a redução do ISS, e destacou ainda o trabalho da gestão no redesenvolvimento do Centro.
“Temos interesse em parcerias econômicas e mantemos relações próximas com o corpo consular da cidade. Quero estar sempre presente para reforçar esses laços”, disse Pimentel.
Intercâmbio cultural
O chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, recordou que em março deste ano foi realizado o evento Jardim da Alegria, no Passeio Público, em parceria com o Consulado da Polônia.
“Foram várias manifestações culturais polonesas, e a Prefeitura segue aberta para receber novas comitivas culturais e econômicas”, afirmou.
Também participou da reunião o especialista para Assuntos da Comunidade Polonesa, Paulo Cesar Kochanny.