Maringá dá posse a mais de 220 profissionais para reforçar a Atenção Primária à Saúde

Da Redação
09/09/2025 11h19 - Atualizado há 19 horas

Maringá dá posse a mais de 220 profissionais para reforçar a Atenção Primária à Saúde
Rafael Macri/PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (8) a cerimônia de posse de 228 novos profissionais que vão reforçar a Atenção Primária à Saúde do município. A medida recompõe as 99 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Foram contratados 120 profissionais de saúde pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) — entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de higiene dental — além de 108 agentes comunitários de saúde.

“Mais cuidado e prevenção”

O prefeito Silvio Barros destacou a importância da chegada da nova equipe.

“Cidade saudável é aquela em que as pessoas ficam menos doentes. Para isso, é essencial alimentação correta, atividade física e, principalmente, informação. Vocês terão o papel de levar essa orientação de qualidade até as famílias, fortalecendo a prevenção antes que os problemas cheguem às UPAs e hospitais”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença da secretária nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, que destacou a responsabilidade da função.

“Enfrentamos desafios diários para garantir atendimento de qualidade. O trabalho de vocês exige sensibilidade e humanidade no cuidado ofertado à população”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembrou que a recomposição das equipes era condição para a manutenção do repasse federal de R$ 2,5 milhões mensais.

“Cumprimos a missão dentro do prazo, garantindo mais cuidado e vínculo com a população”, reforçou.

Rede municipal reforçada

Além da recomposição da Atenção Primária, Maringá contratou mais de 350 profissionais em 2025 para reconstruir a rede de saúde. Entre eles, 55 médicos plantonistas que reforçam o atendimento nas UPAs Zona Norte e Zona Sul, Pronto Atendimento à Criança (PAC), Hospital Municipal e Caps III, com foco na redução do tempo de espera. Outros 71 profissionais — médicos, odontólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos, motoristas e agentes de saúde — também foram convocados ao longo do ano.

Depoimentos

Durante a posse, profissionais recém-contratados destacaram suas expectativas.

Lilian Hernandes, nova agente comunitária de saúde (ACS): “A expectativa é ajudar a comunidade e melhorar o desempenho da UBS Império do Sol.”

Bárbara Lima, ACS: “Quero ser uma agente de mudanças, promovendo saúde e compartilhando informação.”

Presenças

Participaram da solenidade a vice-prefeita Sandra Jacovós, secretários municipais, vereadores, autoridades estaduais e federais da saúde, além de representantes da sociedade civil.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp