Apesar de a primavera começar oficialmente em 22 de setembro, pelo calendário tradicional, na climatologia meteorológica a estação já se inicia em 1º de setembro. É a partir dessa data que as características do tempo no Paraná começam a mudar: os dias ficam mais quentes e úmidos, com menor intensidade das massas de ar frio e maior predominância do ar quente.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro de 2025 seguirá esse padrão, com períodos de calor intercalados por dias chuvosos e temperaturas mais amenas.
Historicamente, agosto é o mês mais seco do ano no Estado, enquanto setembro marca a volta das chuvas. “Neste período, o vento passa a soprar da região amazônica em direção ao Sul do País, trazendo calor e umidade. Os sistemas de chuva costumam se formar no Paraguai, norte da Argentina e faixa oeste da Região Sul. Por isso, as frentes frias chegam com menos força e o ar quente e úmido passa a predominar, aumentando a frequência de chuvas principalmente na segunda quinzena do mês”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
Os volumes médios de chuva em setembro variam bastante entre as regiões. As menores médias, entre 75 mm e 100 mm, ocorrem em cidades próximas a Doutor Ulysses, Jaguariaíva, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Já entre Maringá, Londrina e Curitiba, os acumulados ficam entre 100 mm e 125 mm. As maiores médias, de 175 mm a 200 mm, concentram-se no Centro-Sul e Oeste, em municípios como Cascavel, Guarapuava e Telêmaco Borba. Nas demais áreas, o índice costuma variar de 125 mm a 150 mm no mês.
Em relação às temperaturas, as regiões mais frias em setembro estão próximas a Palmas, General Carneiro e Curitiba, com médias entre 12°C e 14°C — resultado do chamado “frio de altitude”. Em municípios como Pato Branco, Guarapuava e na Região Metropolitana de Curitiba, a média sobe para 14°C a 16°C. De Francisco Beltrão a Telêmaco Borba, incluindo o Sul do Litoral e Cascavel, os valores ficam entre 16°C e 18°C. No Oeste (exceto Cascavel), no Noroeste e até Guaraqueçaba, as médias variam de 18°C a 20°C. As mais elevadas são registradas no extremo Norte e Noroeste, na divisa com São Paulo, onde chegam a 22°C.
Previsão para o início de setembro
A transição do mês será marcada por contrastes. No Leste do Paraná, a nebulosidade predomina, enquanto no interior o sol aparece com força, ao menos até a próxima terça-feira (2). “Entre a Capital e o Litoral, o vento oceânico mantém o céu encoberto, com muitas nuvens, pouca variação térmica e possibilidade de garoa isolada”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
As temperaturas mínimas em Curitiba devem girar em torno de 13°C, e as máximas não passam de 20°C. No Litoral, os termômetros chegam a 24°C. Já nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, o calor se intensifica, com máximas que podem superar os 30°C.