Paraná oficializa locais de mais quatro centrais de atendimento direto ao cidadão; veja mais

AEN
23/08/2025 11h00 - Atualizado há 6 horas

Paraná oficializa locais de mais quatro centrais de atendimento direto ao cidadão; veja mais
Arquivo/PMM

O Governo do Paraná oficializou nesta semana a abertura de mais quatro unidades do Poupatempo Paraná, ainda como parte da primeira fase de implantação do projeto, que tem como premissa a diminuição de burocracias no atendimento ao cidadão, usando modelos nacionais e internacionais como referência. 

Esses espaços vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos, licenças e alvarás, além de orientação sobre programas e ações do governo.

Na semana passada foram confirmadas as unidades no Shopping Estação, em Curitiba; no Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa; no Shopping Palladium Umuarama, em Umuarama; e no Boulevard Shopping Londrina, em Londrina. Nesta semana houve as confirmações das unidades no Park Shopping Boulevard, em Curitiba; no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu; no Shopping Cidade Maringá, em Maringá; e no Shopping São José, em São José dos Pinhais.

Todos já estão em obras, com previsão de inauguração nos próximos meses. As primeiras unidades que serão inauguradas são as do Shopping Estação, Ponta Grossa, Umuarama e Londrina.

No total, a previsão é de que o Estado tenha 20 dessas unidades de atendimento ao cidadão, com a realização de até 7 milhões de atendimentos por ano, ou cerca de 27 mil por dia. As centrais de atendimento ao cidadão funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas padronizadas e acessíveis. Os espaços contarão com áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura pensada para dar conforto e agilidade ao serviço público.

O programa também contempla uma plataformas de serviços digitais que oferece uma experiência online intuitiva com diferentes tipos de jornada, sendo elas: 100% digitais, podendo solicitar ajuda de um atendente via videochamada, para aqueles que possuem dificuldades com a tecnologia e jornadas híbridas, iniciadas online e finalizadas presencialmente. O uso das informações será limitado à execução dos serviços contratados.

TRÊS FASES

O projeto de implantação foi dividido em três fases, cuja conclusão deve ocorrer no período de até um ano. A primeira delas é a abertura dessas oito unidades já anunciadas. Para essas localidades, além das obras, os próximos passos envolvem a sinalização dos espaços físicos e de comunicação visual, treinamento das equipes que atuarão nesses espaços integrados e divulgação do novo serviço à população.

A segunda etapa consiste na instalação do Poupatempo Paraná em Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. Na terceira e última fase, serão contempladas as cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.

INVESTIMENTO

O Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, venceu a licitação e é o responsável por implantar, operar e manter os espaços. A estimativa do Governo do Paraná é de que a economia ultrapasse os R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.


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