O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), participou nesta terça-feira (19) do encontro de governadores do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, dentro da programação da Conferência da Mata Atlântica.
Curi ressaltou que o Paraná é hoje referência nacional por unir crescimento econômico e preservação ambiental.
“O Paraná alcançou um equilíbrio importante. É o estado que mais cresceu economicamente no Brasil, com índice superior a 8%, o dobro da média nacional, e também é, há quatro anos consecutivos, o mais sustentável do país. Sustentabilidade e preservação ambiental precisam caminhar junto com o desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
O deputado também destacou a relevância das discussões ambientais conduzidas pelo Cosud, que resultaram na Carta de Curitiba, documento que será apresentado na Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP-30), em novembro, em Belém (PA).
“É um debate que pensa no futuro do Paraná, do Brasil e do mundo”, disse.
Obras com responsabilidade ambiental
Curi lembrou ainda das ações do governo Ratinho Junior que viabilizaram obras aguardadas há décadas, conciliando infraestrutura e sustentabilidade. Entre os exemplos, citou a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, projeto prometido há mais de 40 anos.
“Foram feitos todos os estudos ambientais e hoje o Paraná executa uma das maiores obras da sua história, com impacto praticamente zero ao meio ambiente. A Assembleia teve papel fundamental ao aprovar três projetos de lei que possibilitaram a execução dessa obra”, destacou.
Homenagem à cientista Mariangela Hungria
Durante sua fala, Alexandre Curi também mencionou a homenagem concedida à pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que recebeu a Ordem do Pinheiro, maior honraria do Estado. Ele anunciou ainda a apresentação de um projeto de lei, assinado por diversos parlamentares, para conceder-lhe o título de Cidadã Honorária do Paraná.
Mariangela foi a primeira brasileira a conquistar o Prêmio Mundial de Alimentação (World Food Prize), considerado o “Nobel da Agricultura”. Reconhecida pela defesa da fixação biológica de nitrogênio, tecnologia aplicada em mais de 40 milhões de hectares no Brasil, sua pesquisa gera economia anual estimada em US$ 25 bilhões aos produtores e evita a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalente por ano.
Presenças
O encontro do Cosud contou com a participação dos governadores Carlos Massa Ratinho Junior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Claudio Castro (Rio de Janeiro) e Renato Casagrande (Espírito Santo), além dos vice-governadores Felício Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina).
Também acompanharam o evento os deputados estaduais Hussein Bakri (PSD), Fabio Oliveira (Podemos), Soldado Adriano José (PP), Marcio Pacheco (PP), Marcia Huçulak (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Artagão Júnior (PSD), Luis Corti (PSB) e Ademar Traiano (PSD).