Londrina sobe para 2º lugar em ranking estadual de menor tempo para abertura de empresas

Da Redação
13/08/2025 11h30 - Atualizado há 2 dias

Londrina sobe para 2º lugar em ranking estadual de menor tempo para abertura de empresas
Emerson Dias/NCom

O município de Londrina reduziu drasticamente o tempo médio para abertura de empresas em 2025, passando de 7 horas em maio para 1,7 hora no mês de julho. Com isso, subiu do 7º para o 2º lugar no ranking estadual das 10 maiores cidades, ficando atrás apenas de Curitiba, que contabiliza 1,5 hora. Trata-se de importante avanço em poucos meses, já que, em 2024, o município registrou média anual de 13,3 horas e ocupava a 9ª posição. Os números são do Mapa de Empresas, indicador que mensura o tempo médio para a abertura de empresas no país e é elaborado pelo Ministério da Economia.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), da Prefeitura de Londrina, entre 2 de janeiro e 11 de agosto de 2025, o número de processos pendentes de alvará em Londrina caiu drasticamente, passando de 5.364 para 651. Essa redução representa uma diminuição de 4.713 processos, o que equivale a uma queda de 88% no total de pendências durante o período.

Além disso, de 1º de janeiro a 11 de agosto de 2025, foram protocolados e respondidos 20.808 processos de Consulta Prévia. No mesmo período, foram protocolados 28.611 processos de alvará e analisados 33.324, incluído o saldo de 5.364 processos em estoque.

Segundo o secretário da pasta, Eder Pires, os avanços são resultado do processo de desburocratização implementado pela atual gestão que, a partir da revisão e diagnóstico dos processos e procedimentos, promoveu a automatização da Consulta Prévia em praticamente 100% dos casos e agilizou a análise dos processos de alvará. “Essas medidas possibilitaram a redução do tempo máximo de resposta dos processos de licenciamento municipal de empresas de 200 para apenas 12 dias”, informou.

Para garantir mais transparência aos contribuintes, a Prefeitura implantou um indicador que demonstra a evolução e a automatização do processo de licenciamento, atualizado diariamente. Esse indicador está exposto no balcão de atendimento da Diretoria de Fiscalização e Atividades Econômicas, em local visível ao público. Trata-se do primeiro indicador público da Prefeitura, que permite dar publicidade aos empresários e profissionais da área sobre o tempo de resposta para emissão do alvará.

O empresário João Rodrigo Cortez Martins, que recentemente abriu sua segunda empresa em Londrina no setor de produtos químicos, elogiou a rapidez do processo. “Eu esperava que demorasse de 5 a 6 meses, mas foi muito rápido. Quando o contador ligou, fiquei surpreso, pois esta é a minha segunda empresa e, desta vez, levou muito menos tempo para abrir do que a primeira. Realmente, Londrina mudou nesta questão de tempo de abertura de empresas”, afirmou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp