A partir desta terça-feira (12), o transporte coletivo urbano de Maringá contará com novas formas de pagamento. A mudança, que será implantada gradualmente, permitirá aos passageiros pagar a tarifa por meio de QR Code pelo celular ou com cartões de crédito e débito que possuam tecnologia por aproximação. O sistema mantém o uso do cartão físico do transporte coletivo urbano, preservando gratuidades e benefícios já concedidos.
A novidade é uma iniciativa da concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), em parceria com a empresa de tecnologia Onboard, e conduzida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). As novas modalidades de pagamento estarão disponíveis em toda a frota municipal — que atende 65 linhas e realiza cerca de 85 mil viagens diárias — e também nas 26 linhas intermunicipais da região metropolitana.
Como funciona
Uma das principais inovações é a liberação da catraca pelo aplicativo Bipay, disponível para Android e iOS. Pelo app, o passageiro pode adquirir créditos via PIX e gerar um QR Code para embarcar, mantendo a integração entre as linhas urbanas e o sistema metropolitano.
Outra possibilidade será pagar diretamente na catraca com cartões Visa, Master e Elo habilitados para aproximação. Essa modalidade não permite integração entre linhas e é voltada a usuários ocasionais.
O sistema atual continua ativo. O cartão físico do transporte coletivo pode ser recarregado na loja da TCCC no Terminal Urbano, em mais de 50 pontos credenciados ou pelo aplicativo. Benefícios como gratuidades permanecem disponíveis exclusivamente via cartão físico.
Benefícios pelo aplicativo
O Bipay também oferece a Integração Temporal Inteligente, permitindo utilizar uma única tarifa para embarcar em dois ônibus diferentes dentro de um intervalo de tempo. O sistema dará desconto de 15% nas viagens entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Já para as linhas diretas para Sarandi e Paiçandu, a tarifa será integral na primeira viagem e 50% na segunda, no mesmo intervalo de horários.
Modernização e eficiência
O prefeito Silvio Barros afirma que a inovação “não é apenas uma modernização no modo de pagar a tarifa, mas reforça Maringá como a cidade inovadora que tem sido. As ferramentas tecnológicas poderão contribuir para planejar melhor as linhas e tornar o transporte coletivo mais eficiente e próximo das necessidades da população”.
Para o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, “o investimento na bilhetagem digital reflete o compromisso da TCCC, em conjunto com a Prefeitura, de oferecer à população maringaense o que há de mais moderno e eficiente no transporte urbano de passageiros”.