A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou, na manhã desta quinta-feira (7), a Medalha Coronel Sarmento e a Medalha de Mérito do Comando-Geral, sendo a primeira a mais alta honraria da corporação, que comemorou 171 de aniversário em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento faz parte das homenagens anuais ao patrono da corporação e reuniu autoridades civis e militares em reconhecimento a personalidades que têm contribuído de forma significativa para o serviço público no Estado.
“Me sinto muito honrado em receber essa essa Medalha de Mérito e agradeço o reconhecimento do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná. Quero dividir com cada cidadão essa homenagem e reafirmar sempre o meu compromisso de trabalhar com muito afinco e dedicação pela nossa população”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
Foram agraciados com a medalha a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares. Também receberam a honraria o secretário de Estado da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia; e o secretário de Comunicação, Cleber Mata.
"Confesso que a sensação é de orgulho em fazer parte da história de uma polícia que completa 171 anos. Nós vivemos o melhor momento na segurança pública do Paraná com um governador empenhado no assunto e que apóia as instituições", afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
A homenagem também foi concedida ao diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann; à diretora-geral da Secretaria de Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; e ao coordenador de assuntos institucionais da Secretaria das Cidades, Daniel Vilas Boas. Representando a comunidade chinesa, o empresário Changping Guan recebeu a medalha juntamente com Junyuan Huang.
"É uma honra para a Polícia Militar do Paraná poder conceder a Medalha Coronel Sarmento a esses nomes que tanto fazem para elevar o nome do Paraná. Esse é objetivo da honraria: valorizar quem eleva o nome do Estado", ressalta o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. Instituída por lei estadual em 1968, a Medalha Coronel Sarmento é destinada a policiais militares e autoridades civis que se destacam pelo desempenho exemplar de suas funções e pela dedicação à causa pública.
CORONEL SARMIENTO
Nascido em 17 de maio de 1882, na cidade de Oeiras, no Ceará, Joaquim Antônio de Moraes Sarmento ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1907, dedicando-se integralmente à instituição e à defesa da paz social. Destacou-se em importantes conflitos armados do início do século XX, como no Combate do Irani, em 1912, onde foi ferido e perdeu a visão de um dos olhos.
Mesmo após ter sido reformado em 1926, Sarmento retornou ao serviço ativo em 1929, até sua definitiva passagem para a reserva em 1930. Faleceu em 21 de abril de 1934, no mesmo dia em que se homenageia Tiradentes, patrono das polícias brasileiras.