O Governo do Paraná conquistou três reconhecimentos no Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (7), em Brasília, no SECOP 2025 — um dos principais eventos de tecnologia e inovação para a gestão pública no País.
O grande destaque foi a vitória do Talento Tech na categoria Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo. O programa também recebeu um Prêmio Especial de Valor, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, o Ecossistema Digital Colaborativo, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Defensoria Pública do Paraná, garantiu o terceiro lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo.
Promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o Prêmio Gov.Digital é uma das mais importantes premiações do setor, reconhecendo iniciativas que utilizam tecnologia para aprimorar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população. É a primeira vez desde 2018 que o Paraná vence na categoria principal.
Talento Tech: inclusão e transformação
O Talento Tech superou projetos de destaque nacional, como o Contrata+Brasil (Distrito Federal) e o Mães de Pernambuco (Pernambuco), consolidando-se como referência em inclusão produtiva e desenvolvimento regional. O programa capacita jovens para atuar no setor de tecnologia, com formação gratuita, bolsas de até R$ 1.500 e notebooks para todos os alunos durante os 10 meses de curso.
Atualmente, 1.000 estudantes participam da iniciativa, todos selecionados entre os 50 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM).
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou o impacto social do projeto:
“O Talento Tech é uma porta de entrada para o mundo da tecnologia para jovens de regiões historicamente afastadas dos grandes centros. Este prêmio confirma que estamos no caminho certo: capacitar jovens, gerar empregos e transformar o interior em polos de inovação”, afirmou.
A iniciativa é coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e envolve as secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Educação (Seed) e Cidades (Secid), com apoio da Fundação Araucária.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, ressaltou que o projeto “cria oportunidades, promove inovação e fortalece o desenvolvimento regional”. Já o titular da Seti, Aldo Nelson Bona, destacou que o reconhecimento nacional “consolida uma vitória para o Paraná e para os jovens que estão construindo seu futuro”.
Para a coordenadora-geral do programa, Paola Andressa Scortegagna, o Talento Tech “é uma política pública com propósito emancipatório, que aposta na juventude e no desenvolvimento regional para um Paraná mais justo e inovador”.
O secretário das Cidades, Guto Silva, complementou:
“Ao formar jovens nas regiões que mais precisam, o Estado transforma trajetórias individuais e fortalece a economia local, levando renda e inovação aos municípios do interior”.
Desafio Morretes
O compromisso do Talento Tech com a realidade local é exemplificado pelo Desafio Morretes, ação prática em que as 50 turmas do programa desenvolvem soluções tecnológicas para demandas reais apresentadas pela Prefeitura de Morretes. Os projetos estão em avaliação e poderão ser implementados no município e replicados em outras regiões do Estado.
ECOSSISTEMA
Outro destaque da premiação foi o Ecossistema Digital Colaborativo, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que ficou em terceiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”.
O projeto é um data lake operacional, que funciona como um repositório para centralização e processamento de grandes volumes de dados. Isso permite a análise integrada de informações, contribuindo para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também serve como base para o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial em um ambiente seguro.
“O sucesso desse projeto reflete a missão da Celepar de impulsionar a transformação digital no estado, com soluções que geram eficiência para a gestão pública e valor para o cidadão”, afirmou o gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar, Marcelo Luiz Hummelgen.
O diretor-presidente da companhia, Gustavo Garbosa, destaca a otimização do tempo obtida com o Ecossistema Digital. “Os resultados, como a economia de milhares de horas de trabalho operacional na Defensoria, demonstram o impacto real da tecnologia quando aplicada de forma estratégica”, disse.
PRÊMIO ESPECIAL
Ao final da cerimônia, o Governo do Paraná, por meio também do Talento Tech, foi reconhecido com o Prêmio Especial de Valor, Sustentabilidade e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), metas globais estabelecidas pela ONU na Agenda 2030 para promover prosperidade, igualdade e preservação ambiental.
Ao oferecer formação tecnológica gratuita, com apoio financeiro e pedagógico, o projeto se alinha diretamente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (especialmente o ODS 4 – Educação de Qualidade, e o ODS 10 – Redução das Desigualdades), e integra os princípios da Carta Brasileira de Governo Digital, com ênfase na inclusão, acessibilidade e centralidade no cidadão.