Londrina, no norte do Paraná, foi atingida por fortes rajadas de vento na noite deste domingo (27), que chegaram a 70,6 km/h, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O vendaval causou queda de energia elétrica em várias regiões da cidade e a derrubada de uma araucária, entre outros transtornos.
Na manhã desta segunda-feira (28), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que até 65% dos imóveis da cidade podem enfrentar problemas no abastecimento de água. As regiões sul, leste e oeste são as mais afetadas.
A interrupção ocorre porque as unidades do sistema de produção e distribuição de água Tibagi foram impactadas pelas quedas de energia. Embora o fornecimento de eletricidade tenha sido restabelecido durante a madrugada, os reservatórios ainda estão em fase de recuperação. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até o fim desta segunda-feira.
Araucária de 15 metros cai com o vento
Por volta das 23h de domingo, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a queda de uma araucária de aproximadamente 15 metros na Rua Alfredo Battini. A árvore, arrancada próximo à raiz pela força do vento, estava no terreno de uma empresa de segurança.
A queda provocou danos à grade de proteção, atingiu a fiação elétrica e ainda acertou um carro que estava estacionado. A via precisou ser bloqueada, e o trânsito foi desviado do local. Não houve feridos. Ainda não há previsão para a liberação da rua.