A Seleção Brasileira feminina de futebol garantiu, com dificuldades, o primeiro lugar do Grupo B da Copa América ao empatar em 0 a 0 com a Colômbia, nesta sexta-feira (25), em Guayaquil, no Equador. O resultado foi suficiente para a equipe comandada por Arthur Elias encerrar a fase de grupos com 10 pontos, contra 8 das colombianas.
Mesmo com uma jogadora a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo, o Brasil resistiu à pressão adversária e assegurou a classificação para as semifinais, onde enfrentará o Uruguai, na próxima terça-feira (29), às 21h (horário de Brasília), em Quito.
Com três vitórias conquistadas nos jogos anteriores, o técnico Arthur Elias promoveu uma equipe bastante modificada para a última rodada. Brasil e Colômbia chegaram invictos à partida decisiva, que definiria apenas quem ficaria com a liderança do grupo.
O cenário se complicou para a seleção brasileira quando a goleira Lorena foi expulsa após sair da área e interceptar a bola com o braço, aos 22 minutos da etapa inicial. A partir daí, a Colômbia passou a controlar as ações ofensivas, buscando o gol que garantiria a liderança da chave.
No segundo tempo, mesmo em desvantagem numérica, o Brasil conseguiu equilibrar o jogo e criou algumas chances, como uma jogada de Yasmim, que optou por cruzar em vez de finalizar.
A equipe brasileira conseguiu conter a pressão colombiana e manter o empate até o apito final.
Na outra semifinal, Colômbia e Argentina se enfrentam na segunda-feira (28), também em Quito.
A grande final da Copa América Feminina será disputada no sábado, 2 de agosto, novamente na capital equatoriana.