O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar os países do Brics com a imposição de uma tarifa de 10%, alegando que o bloco de economias emergentes tenta minar a dominância global do dólar. A declaração foi feita nesta sexta-feira (18), durante discurso na Casa Branca.
Trump também ironizou a Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 7 de julho. “Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas os Brics queriam tentar dominar o dólar, o padrão do dólar. E eu disse: qualquer um que esteja nesse consórcio, vamos tarifar vocês em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível”, afirmou.
Essa não é a primeira vez que o republicano ameaça os países do bloco. Em postagem anterior na rede Truth Social, Trump já havia declarado que qualquer país que se alinhasse a políticas consideradas “antiamericanas” pelo Brics enfrentaria uma tarifa adicional de 10%. “Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”, escreveu.
Trump ainda demonstrou irritação com o fortalecimento do grupo. “Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, basicamente seis países, fiquei muito, muito chateado. E se eles realmente se formarem de forma significativa, isso acabará muito rápido”, declarou, sem detalhar quais ações os Estados Unidos poderiam adotar.
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e recentemente anunciou a adesão de novos países, aumentando sua projeção internacional e influência econômica.