A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, já atingiu 65% de execução, conforme o boletim de obras de junho divulgado nesta terça-feira (8) pelo Governo do Estado. Um dos principais destaques do mês foi o avanço da estrutura estaiada, onde serão instaladas as torres com cabos de sustentação entre as pistas.
Durante o período, foram concluídas as aduelas de partida nos apoios 4 e 5, que compõem a base das torres principais. As estruturas da fundação (estacas e blocos de coroamento) e da mesoestrutura (pilares) dessas torres já estão totalmente finalizadas.
Na fundação da ponte, já foram concretadas 54 das 64 estacas previstas na baía de Guaratuba, sendo 20 referentes ao trecho estaiado e 34 ao trecho pré-moldado. Essa etapa está próxima de ser concluída.
Também avançou a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, com 105 estruturas produzidas e 88 já lançadas sobre as travessas. Das 20 lajes do tabuleiro previstas no trecho pré-moldado, metade (10) já está finalizada. Ao todo, a ponte terá 23 vãos, considerando o trecho estaiado.
As vigas e pré-lajes, produzidas fora do local de instalação, são transportadas e posicionadas sobre as travessas da ponte. Após esse processo, a laje é armada e concretada, recebendo posteriormente o revestimento asfáltico para o tráfego de veículos. O uso da pré-fabricação acelera a obra ao permitir a produção paralela das peças, otimizando o cronograma e reduzindo etapas tradicionais de execução no local.
“Chegamos a um marco importante na construção da Ponte de Guaratuba. Já estamos com 65% da obra executada, com progressos visíveis em todas as frentes. Seguimos com um cronograma em dia e uma gestão técnica, ambiental e socialmente responsável”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Acessos e infraestrutura viária
O projeto da ponte percorre a rodovia PR-412, com 3,07 quilômetros de extensão, totalmente dentro do município de Guaratuba. Contudo, os acessos são divididos em dois trechos: um com cerca de 940 metros no lado de Guaratuba, e outro com aproximadamente 880 metros no lado de Matinhos.
No mês de junho, as obras no lado de Guaratuba avançaram com a execução de contenções, incluindo solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para o rebaixamento do morro. Já no lado de Matinhos, houve continuidade dos serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Estrutura e impacto regional
A nova ponte terá mais de 1.200 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança por sentido, calçadas com ciclovia e guarda-corpos, garantindo segurança e mobilidade tanto para moradores quanto para turistas.
A obra, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) — vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) — representa um investimento de R$ 400 milhões. A execução pode ser acompanhada em tempo real por meio das câmeras no site: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, reforçou a transparência e o compromisso com os paranaenses:
“O avanço constante da ponte é fruto de um trabalho sério e responsável. Cada etapa concluída nos aproxima da entrega de uma obra que transformará a mobilidade do Litoral.”
Atualmente, mais de 650 trabalhadores atuam durante o dia, com aproximadamente 100 operando no turno da noite, que começa às 16h30 e se estende pela madrugada.
“Essa mobilização só é possível graças ao empenho de uma equipe dedicada ao desenvolvimento do Litoral. A Ponte de Guaratuba vem para impulsionar o crescimento e facilitar a vida de toda a região”, concluiu Furiatti.