O Paraná entra para a história da mobilidade urbana com a produção dos primeiros ônibus articulados e biarticulados totalmente elétricos do mundo. A fábrica da Volvo, localizada em Curitiba, celebrou nesta quinta-feira (8) a fabricação do primeiro chassi do modelo biarticulado elétrico, que será produzido exclusivamente na capital paranaense.
Com zero emissões de CO₂ e baixíssimo ruído, o modelo BZRT será fabricado nas versões articulada e biarticulada e poderá ser exportado para sistemas de transporte BRT em todo o mundo. A Volvo é, atualmente, a única montadora com capacidade de produção em escala desse tipo de veículo.
A novidade faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão da empresa no Brasil entre 2023 e 2025, com apoio do programa Paraná Competitivo, que oferece incentivos fiscais a empresas que investem no Estado.
Durante a apresentação do modelo na fábrica no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância do projeto. “É uma solução desenvolvida aqui no Paraná, com tecnologia nacional, que vai transformar o transporte público: mais silencioso, confortável, econômico e sustentável”, afirmou.
O BZRT biarticulado tem 28 metros de comprimento e transporta até 250 passageiros, com desempenho comparável ao de um metrô, mas com custos significativamente menores. “Esse lançamento reforça o compromisso da Volvo com a descarbonização do transporte. Queremos zerar as emissões de CO₂ dos nossos veículos até 2040”, destacou André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
Ele também ressaltou o papel pioneiro de Curitiba no transporte coletivo: “Foi aqui que nasceu o BRT, modelo que o mundo todo adotou. Agora, essa referência se transforma em mobilidade elétrica, com impacto positivo na qualidade de vida urbana.”
O prefeito Eduardo Pimentel também participou do evento e anunciou que a nova concessão do transporte coletivo da capital, prevista para este ano, terá como exigência a adoção de veículos sustentáveis, incluindo elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis.
Tecnologia e segurança de ponta
Equipado com dois motores de 200 kW (total de 400 kW, equivalente a 540 cavalos de potência), o BZRT pode receber até oito baterias, alcançando 720 kWh de capacidade total e autonomia entre 250 e 300 quilômetros. A recarga completa leva de 2 a 4 horas, conforme o tipo de estação.
O projeto prioriza o conforto e a segurança dos passageiros. As baterias e os motores ficam sob o piso, o que permite salões internos mais amplos. A estrutura é a mesma do biarticulado tradicional da marca, com robustez já comprovada em operação.
O novo modelo traz recursos avançados de segurança ativa, como câmeras que alertam sobre riscos, sensores para pontos cegos, leitores de placas de trânsito e o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora a estabilidade e reduz o esforço do motorista.
O BZRT também conta com tecnologia de "Zonas de Segurança", que pode limitar automaticamente a velocidade do veículo em áreas sensíveis como escolas, hospitais e terminais, utilizando monitoramento por GPS.
Fábrica referência em inovação
Desde 1979 produzindo veículos em Curitiba, a Volvo já foi responsável por diversos avanços no setor, como a introdução dos primeiros ônibus híbridos no Brasil e os primeiros biarticulados do mundo, ambos operando na capital paranaense. Atualmente, a fábrica emprega cerca de 5,2 mil colaboradores e consolida o Paraná como polo de inovação em transporte sustentável.