Governo do Paraná seleciona bolsistas para programa de inovação industrial; veja mais

AEN
29/04/2025 09h30 - Atualizado há 10 horas

Governo do Paraná seleciona bolsistas para programa de inovação industrial; veja mais
Reprodução/UEPG

O Governo do Estado está recrutando o primeiro grupo de bolsistas para atuar no programa Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação do Setor Industrial do Paraná. Ao todo, são 57 vagas para profissionais de diversas áreas com pós-graduação em nível de mestrado. A seleção é conduzida pelas sete universidades estaduais, e as inscrições seguem abertas até 30 de abril ou 7 de maio, conforme o edital de cada instituição.

Os selecionados receberão bolsas mensais de R$ 5.125 durante o período de um ano e oito meses. As atividades começam em 2 de junho, com dedicação integral de 40 horas semanais. Em 2026, o programa abrirá mais 49 vagas, totalizando 106 bolsistas.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a produtividade e a competitividade das indústrias paranaenses, promovendo a inovação e a digitalização de processos produtivos. A meta é atender 497 empresas de 102 municípios, pré-selecionadas pelo Senai-PR.

A ação é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e a Fundação Araucária. O programa é fruto de uma cooperação com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e conta com um investimento estadual de R$ 10,8 milhões, via Fundo Paraná.

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, o programa cria uma ponte efetiva entre o meio acadêmico e o setor industrial, impulsionando a transformação digital e a modernização dos processos produtivos.

Atuação dos bolsistas

Os profissionais atuarão como Agentes de Implementação Tecnológica ou Agentes de Eficiência Produtiva. O primeiro grupo será responsável por mapear, acompanhar e validar soluções como automação e digitalização industrial, enquanto o segundo desenvolverá estratégias personalizadas para aumentar a competitividade das empresas.

A atuação será organizada em ciclos semestrais, com a expectativa de atendimento de seis a oito empresas por agente a cada semestre. A meta é impulsionar em 20% a competitividade das indústrias participantes, integrando ciência e tecnologia às estratégias de mercado.

Os bolsistas passarão por capacitação específica promovida pelo Senai-PR.

Organização regional

A atuação dos agentes será coordenada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das sete universidades estaduais, localizadas em Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

As empresas atendidas são de 24 segmentos industriais, com destaque para os setores de metalmecânica, madeira e móveis, alimentos e bebidas, têxtil, vestuário e plásticos.

Integração e desenvolvimento

A estratégia integra o Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade (Ageuni), voltado para o desenvolvimento regional sustentável, estimulando projetos de pesquisa aplicada em parceria com o setor empresarial.

Confira os prazos e vagas por universidade:

UEM (Maringá): inscrições até 30/4 — 7 vagas

UEPG (Ponta Grossa): inscrições até 30/4 — 6 vagas

Unicentro (Guarapuava): inscrições até 30/4 — 3 vagas

UENP (Jacarezinho): inscrições até 30/4 — 3 vagas

Unespar: inscrições até 30/4 — 20 vagas

Unioeste (Cascavel): inscrições até 7/5 — 13 vagas

UEL (Londrina): edital será publicado em breve — 6 vagas


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp