A morte do papa Francisco, ocorrida na última segunda-feira (21), aos 88 anos, mobilizou milhares de fiéis em uma grande peregrinação até o Vaticano. Segundo dados divulgados pela Igreja Católica, cerca de 50 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para prestar as últimas homenagens ao pontífice.
De acordo com o Vaticano, entre as 11h de quarta-feira (6h no horário de Brasília) e as 8h30 desta quinta (3h30 no Brasil), aproximadamente 48.600 fiéis visitaram o local. Um dado que chama atenção é que, só durante a madrugada italiana — entre meia-noite e 5h30 (das 19h às 00h30 no Brasil) — 13 mil pessoas passaram pela basílica.
O velório tem atraído multidões desde o primeiro dia. Muitos fiéis chegaram a esperar mais de oito horas para entrar na Basílica de São Pedro e prestar a última homenagem. O segundo dia de visitação, nesta quinta-feira (23), já começou com filas extensas, e a movimentação deve continuar até sexta-feira (24), às 14h (horário local), quando o velório será encerrado.
O funeral do papa Francisco está marcado para o sábado (26), às 5h da manhã no horário de Brasília. A cerimônia ocorrerá na Praça de São Pedro e deve reunir mais de 250 mil pessoas, conforme estimativas da BBC.