Paraná participa de encontro com estados do Sul e avança em planejamento regional e ações climáticas integradas

AEN
23/04/2025 18h05 - Atualizado há 15 horas

Paraná participa de encontro com estados do Sul e avança em planejamento regional e ações climáticas integradas
Igor Jacinto/Vice-Governadoria

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O encontro foi marcado pela apresentação do plano estratégico “Visão Regional 2040” e pelo avanço em ações conjuntas voltadas ao enfrentamento de emergências climáticas.

A principal proposta apresentada foi o Planejamento Estratégico Visão Regional 2040, que traça diretrizes de desenvolvimento integrado para as próximas décadas. A iniciativa propõe uma atuação coordenada entre os estados em áreas prioritárias como meio ambiente, educação, logística e segurança pública.

Além disso, os governadores assinaram um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema unificado de monitoramento climático e gestão de riscos, fortalecendo a cooperação regional em resposta às mudanças climáticas.

Integração para soluções conjuntas

“Somos estados com muitas similaridades, tanto em potencialidades quanto em desafios. Por isso, é essencial que tenhamos planos de ação integrados, capazes de gerar soluções mais eficazes”, afirmou Darci Piana durante o evento.

Também participaram do encontro os governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Melo (SC) e Eduardo Riedel (MS), além de secretários estaduais e representantes de instituições parceiras.

Planejamento para o futuro

Elaborado pelas secretarias estaduais de Planejamento, com apoio técnico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o “Visão Regional 2040” propõe cinco diretrizes estratégicas: estrutura produtiva e produtividade, resiliência climática e preservação ambiental, inclusão e bem-estar social, estímulo a setores inovadores e modernização da governança pública.

Essas diretrizes se desdobram em nove eixos estratégicos que orientam ações nas áreas de inovação, energias renováveis, modernização das cadeias produtivas e educação para o futuro, entre outras.

“O Paraná tem iniciativas bem-sucedidas que podem servir de modelo para os demais estados. A proposta é justamente replicar as melhores práticas de maneira integrada, promovendo o desenvolvimento regional”, destacou o secretário estadual de Planejamento, Ulisses Maia.

Ações integradas contra emergências climáticas

No âmbito da defesa civil, os estados do Codesul avançaram na criação de protocolos conjuntos para atuação em situações de emergência, como enchentes e estiagens. O acordo com o Banco Mundial prevê a estruturação de um sistema compartilhado de dados hidrometeorológicos e protocolos operacionais unificados, com apoio técnico e financeiro da instituição internacional.

Além disso, os governadores discutiram a integração das forças de segurança nas regiões de fronteira, os efeitos da nova regra de repartição dos royalties do petróleo e a execução de projetos de infraestrutura que impactam toda a região Sul.

“Iniciativas como essa reforçam a importância do trabalho conjunto. Já estamos percebendo resultados práticos nas ações de segurança e no enfrentamento aos eventos climáticos extremos”, afirmou Orlando Pessuti, secretário do Codesul pelo Paraná.

Força regional

Os quatro estados que compõem o Codesul representam uma força relevante no cenário nacional. Juntos, somam cerca de 34 milhões de habitantes — 16% da população brasileira — e respondem por 18,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, além de 19,9% das exportações brasileiras.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp