O Paraná está passando por uma transformação significativa em sua malha viária. Desde 2019, mais de 1.600 quilômetros de estradas, entre rodovias e vias rurais, estão sendo pavimentados em todas as regiões do Estado. O investimento já ultrapassa R$ 1,5 bilhão, promovendo desenvolvimento econômico, melhorando a mobilidade e fortalecendo a integração entre comunidades rurais e urbanas.
As obras vão desde estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção agrícola, até rodovias estaduais que aguardavam há décadas por pavimentação para conectar cidades por meio de vias asfaltadas. Os benefícios vão além da infraestrutura: com melhores estradas, ambulâncias e viaturas conseguem chegar mais rápido às comunidades, estudantes não perdem mais aulas em dias chuvosos por falta de transporte e o acesso a serviços essenciais se torna mais ágil.
“O impacto da pavimentação é muito maior do que o tráfego em si. Estradas bem estruturadas ajudam a preservar o solo e a água, essenciais para a agricultura, e ainda favorecem o turismo e o desenvolvimento das comunidades rurais”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.
Programa Estradas da Integração já beneficiou 100 mil famílias
Grande parte dessas melhorias é resultado do programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas, conhecido como Estradas da Integração. A iniciativa já pavimentou 1.350 quilômetros em parceria com centenas de prefeituras, com um investimento total de R$ 521 milhões, beneficiando cerca de 100 mil famílias em áreas rurais.
As obras variam conforme as necessidades locais, sendo executadas com pedras irregulares, blocos sextavados ou asfalto. Além de reduzir a poeira e controlar a erosão, essas intervenções ajudam a integrar economicamente as famílias rurais aos centros urbanos.
Um exemplo é a estrada entre a cidade de Pinhalão e o distrito da Lavrinha, no Norte Pioneiro, onde estão sendo pavimentados 2,2 quilômetros com pedras irregulares. A obra, de R$ 775 mil, já beneficia mais de 100 famílias. “Com a estrada pavimentada, consigo transportar a produção com mais rapidez e sem danificar o carro”, contou o produtor Diogo Cunha Oliveira.
A melhoria também tem atraído novos investimentos para os municípios. Leandro Benetti, funcionário de uma empresa agrícola que abriu filial na região, destaca que a nova estrada dá mais competitividade aos produtos locais. “O café daqui já é bom. Agora, com logística mais eficiente, o custo também diminui”, afirmou.
Em Ibiporã, no Norte do Estado, outra importante obra está em andamento: a pavimentação de 4,2 km na Estrada Rural Água das Abóboras, com investimento de R$ 3,1 milhões. A via beneficia cerca de 110 famílias e facilita o acesso a uma unidade da Cocamar, cooperativa agroindustrial da região.
Expansão histórica: mais mil km serão pavimentados
Nos próximos meses, o governo estadual planeja dobrar a extensão de estradas vicinais pavimentadas. Serão mais 1.000 quilômetros de vias e cerca de R$ 2 bilhões em novos investimentos, consolidando o Estradas da Integração como a maior iniciativa de pavimentação rural da história do Paraná.
O foco desta nova etapa será nas regiões com grande produção de leite, suínos e aves, aprimorando a logística entre propriedades e indústrias, como frigoríficos e queijarias. A proposta é reduzir custos na cadeia produtiva e ampliar a geração de renda e empregos.
Rodovias estaduais também recebem investimentos
Além das estradas rurais, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) também tem atuado na pavimentação de rodovias estaduais. Desde 2019, oito vias que eram de terra receberam asfalto, totalizando 192 quilômetros.
“São obras que tiram regiões do isolamento, promovem segurança e geram novas oportunidades de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Entre os destaques estão a pavimentação da Estrada Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, essencial para o agronegócio da região Noroeste, e da PR-239, que conecta Pitanga a Mato Rico, integrando comunidades antes isoladas.
Nos Campos Gerais, a PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati, fortalece um importante corredor logístico para indústrias e produtores. Já a pavimentação da PR-990, em Rebouças, vai facilitar o escoamento da produção de agricultores familiares.
Um dos projetos mais simbólicos começou em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. Até então, o município não possuía nenhuma ligação asfáltica com cidades vizinhas. Com investimento de R$ 56,9 milhões, cerca de 12 quilômetros serão pavimentados, beneficiando mais de 5 mil moradores e proporcionando novas perspectivas de mobilidade e crescimento.
Novas obras a caminho
Atualmente, 50 quilômetros de pavimentações estão em andamento e o DER-PR mantém duas licitações abertas para novas obras, com recursos de R$ 226 milhões. Serão pavimentados 21 quilômetros nas rodovias PR-574 e PR-575, entre Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi, e mais 19 quilômetros da PR-239 entre Mato Rico e Roncador.