A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, confirmou a aprovação de seu nome, pelo partido Progressistas, como pré-candidata ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A sigla também solicitou aos institutos de pesquisa a inclusão de sua pré-candidatura em levantamentos acerca do cenário eleitoral paranaense. As afirmações foram dadas durante entrevista a uma rádio de Curitiba, nesta terça-feira (15).
“Em reuniões [do Progressistas], ficou autorizada a apresentação do meu nome como pré-candidata ao Governo do Estado”, destacou. “Toda a minha trajetória política tem este perfil de centro-direita. Então, fico muito feliz por ter meu nome aprovado e, principalmente, bastante lembrado pela população, como um reconhecimento de que, à época, entreguei o mandato deixando o Estado eficiente e organizado para que a próxima gestão fosse realizadora”, complementou.
Cida Borghetti foi a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. Ela assumiu o comando do Poder Executivo em 2018, concluindo o mandato do então titular, Beto Richa, que renunciou ao cargo para disputar uma das vagas ao Senado Federal. Sua gestão ficou marcada pela implementação de programas de eficiência, por obras e pelo diálogo com os municípios.
“Nós promovemos a digitalização de processos e serviços, tornando o governo mais acessível às pessoas e conquistando a terceira colocação nacional entre suas federações mais eficientes”, lembrou. “E, claro, tivemos ações importantes em todos os setores, como: a integração das forças de segurança, o reconhecimento como Estado livre da febre aftosa, a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, e a criação do Condomínio do Idoso. Fizemos tudo isso e ainda deixamos R$ 5 bilhões em caixa para o governador Ratinho Junior, que assumiu em seguida”, concluiu.
Sua trajetória política inclui a eleição, em 2002, e a reeleição, em 2006, como deputada estadual. Em 2010, elegeu-se deputada federal. E, em 2014, obteve vitória para o cargo de vice-governadora na chapa de reeleição de Beto Richa.
SENADO
Durante a entrevista, a ex-governadora também revelou o aval do Progressistas para que Pedro Lupion, atualmente deputado federal, tenha o nome apresentado como potencial concorrente ao Senado Federal.
REFORÇOS
Borghetti ainda anunciou acordos do Progressistas com o PSDB e com o PL para a filiação de dois parlamentares à sigla no Paraná: a deputada estadual Mabel Canto e o deputado federal Vermelho, respectivamente.