O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (15) um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 267 cidades do Paraná. O aviso é válido até às 23h59 do mesmo dia.
De acordo com a previsão, as chuvas podem atingir até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h. Apesar disso, o risco de ocorrências graves, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, é considerado baixo.
O Inmet orienta que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Para mais informações ou em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
As áreas com maior risco de serem atingidas pelas chuvas estão nas regiões central, noroeste, norte, sudoeste, oeste e sul do estado.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão em superfície, que se estende do Paraguai até o Sul do Brasil, favorecendo a formação das chuvas mais intensas.
A previsão também aponta que as temperaturas devem permanecer mais amenas, devido à presença constante de nuvens.
Na quarta-feira (16), a nebulosidade continua predominando sobre o Paraná. O Simepar explica que um novo sistema de baixa pressão deve se formar na costa Sul do Brasil, contribuindo para o surgimento de pancadas isoladas de chuva, principalmente a partir da tarde, com maior probabilidade na região norte do estado.