Prefeitura de Maringá recebe cinco novas ambulâncias para o Samu

Da Redação
15/04/2025 12h09 - Atualizado há 13 horas

Prefeitura de Maringá recebe cinco novas ambulâncias para o Samu
Rafael Macri/PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde e fazem parte de uma estratégia de renovação da frota. A entrega foi realizada neste domingo, 13, durante o evento ‘Maringá + Cidadania’, e marcou a celebração dos 100 dias de trabalho da Prefeitura em 2025.

As ambulâncias, do modelo Renault Master 0 km, foram destinadas para 94 municípios paranaenses pelo Governo Federal, como parte do projeto de ampliação da capacidade de resposta do Samu até 2026. Em Maringá, três ambulâncias substituem veículos antigos e duas são Unidades de Suporte Avançado (USA), o que ampliará o atendimento de urgência no município.

A entrega foi oficializada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita a Maringá em 31 de março. A agenda ocorreu na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e marcou importantes avanços para a saúde, incluindo o anúncio de Maringá como cidade-piloto do Programa Mais Acesso a Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados. “Estamos entregando definitivamente essas ambulâncias para fortalecer o Samu, reduzir o tempo de resposta e salvar vidas”, afirmou o ministro na ocasião.

A aquisição dos novos veículos foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu. “É um recurso essencial para renovar a frota do Samu, que já tem mais de 10 anos de uso. Além disso, também foram garantidos recursos para a construção de novas unidades básicas de saúde e do novo CAPS para Maringá”, disse o parlamentar.

Em maio, Maringá receberá mais quatro ambulâncias por meio de emenda do deputado federal Ricardo Barros. Com isso, o município será contemplado com nove novos veículos para o Samu. “São cinco ambulâncias entregues nos primeiros 100 dias e mais quatro a caminho. Isso é compromisso com a saúde da população”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp