A Copel está presente na 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina com atividades voltadas à orientação sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A participação da companhia inclui atendimento ao público, divulgação de programas da empresa e ações educativas voltadas a crianças e adolescentes que visitam o evento.
Um dos destaques é a recepção de milhares de estudantes no estande da Copel. Ao longo de toda a semana, os alunos assistem a pequenas palestras nas visitas guiadas, com orientações sobre o uso seguro da eletricidade e boas práticas para o consumo consciente da energia. As atividades contam com o apoio de funcionários voluntários da companhia e a presença do mascote Lúcio, que interage com os visitantes durante todo o dia.
“Durante as explicações, muitas crianças compartilham situações do dia a dia envolvendo riscos com eletricidade, o que abre espaço para reforçarmos a importância da prevenção”, afirma a técnica comercial Fernanda Canetti Galão Vicente, sobre o atendimento às escolas. Ela também destacou o interesse do público em temas como o Programa Paraná Trifásico e a adesão à fatura digital.
A professora Natália Biazão Kern acompanhou os alunos durante a visita de uma escola particular da cidade, e destacou a importância da iniciativa. “As crianças são curiosas, gostam de tocar e explorar. Quando aprendem desde cedo que não devem mexer em fios soltos, tomadas ou aparelhos ligados na tomada, estamos evitando que os acidentes aconteçam”.
Além das atividades educativas, crianças e jovens recebem o kit educativo do Programa Iluminando Gerações, com cartilha, lápis, régua e outros materiais escolares, a fim de incentivar a continuidade do aprendizado em casa e na escola. O material segue sendo entregue até o final da feira, no próximo domingo (13), às famílias que visitam o evento.
REDE TRIFÁSICA PARA O CAMPO
O maior programa de construção de redes rurais do Brasil já entregou 3 mil quilômetros de novas redes construídas na região Norte do Paraná. Os destaques são Cândido de Abreu, que encerrou 2024 com 241 km, Londrina, com 138 km, e Ivaiporã, com 107 km de redes trifásicas.
O Paraná Trifásico já beneficia 375 municípios do Estado, ou seja, 94% do total. Até o final deste ano, a iniciativa vai proporcionar a construção de 25 mil quilômetros de redes em todo o Paraná, parte de um investimento recorde de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura de distribuição de energia em 2025, para toda a área de concessão atendida pela Copel.
O objetivo do programa é transformar a espinha dorsal da rede de distribuição elétrica no meio rural, substituindo a antiga tecnologia monofásica por redes trifásicas mais modernas e robustas. Além de garantir energia com mais qualidade e segurança, o programa facilita o acesso dos produtores rurais a essa tecnologia a um custo muito mais acessível do que praticado anteriormente.