Na última sexta-feira (14), a Prefeitura iniciou uma operação para captura de cavalos e animais de grande porte soltos em Cambé. A primeira Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) contou com a presença das Secretarias Municipais de Fiscalização Urbana, Agricultura e Meio Ambiente, agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e Polícia Militar. A ação reforça o compromisso com o bem-estar animal e segurança urbana, e visa conscientizar a população sobre a proibição de criar animais de grande porte, como cavalos, em áreas urbanas.
Foram feitas vistorias nas regiões do Ulysses Guimarães e Silvino. Ao todo, foram capturados três cavalos que estavam amarrados de forma inadequada e sem água em uma data vazia, e foi impossível localizar seus proprietários. Também foram emitidas três notificações a proprietários que estavam em desacordo com a legislação por manterem animais em fundos de vale, prática vetada pelo Código de Posturas Municipal.
Ao longo das próximas semanas, a Prefeitura vai intensificar as ações para a proteção e bem-estar destes animais e também da população, evitando acidentes no município.
Vale ressaltar que o Código de Posturas de Cambé impõe que a responsabilidade sobre os animais nas vias públicas é inteiramente de seus proprietários; autoriza a apreensão de animais soltos em espaços públicos; proíbe a criação de diversos tipos de animais nas áreas urbanas sem autorização; proíbe manter animais presos em correntes, exceto em situações temporárias e necessárias; e garante às autoridades o acesso para fiscalização, assegurando a higiene, a segurança pública e a saúde dos animais.
O prefeito Conrado Scheller destacou que o objetivo da ação é proteger esses animais. “Que passe a ficar claro para todos que Cambé não é lugar de maus tratos. Não vamos tolerar mais cavalos soltos. Se você tem animal e gosta dele, procure o local correto para criá-lo. Abandono ou maus tratos de animal é crime e consta em Lei Federal e peço a colaboração de todos pelo bem-estar animal”, disse.
“Estamos determinados em garantir a segurança urbana e o respeito ao bem-estar animal,” afirma o secretário de Fiscalização Urbana, Diogo Sola. “A operação será realizada outras vezes, e os proprietários que descumprirem as normas terão seus animais apreendidos. Não é admissível que quem deseja ter um cavalo o mantenha preso em um terreno baldio, muitas vezes sem água. Para quem deseja ter um cavalo, é fundamental assegurar um local adequado, preferencialmente em zona rural ou de chácaras”, afirmou Sola.
Cadastro para adoção de animais de grande porte
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que está disponibilizando um cadastro para pessoas interessadas na adoção de animais de grande porte capturados em Cambé. O cadastro é livre para pessoas físicas ou jurídicas, com ou em fins lucrativos, de acordo com requisitos pré-estabelecidos, e feito na sede da Secretaria, no antigo IBC, localizado na Rua Francisco Delgado Sanches, 189, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Requisitos para adoção e toda a documentação necessária pode ser acessada clicando neste link.