02/05/2023 às 15h11min - Atualizada em 02/05/2023 às 12h50min
Programação do Maio Amarelo terá atividades diversas em Londrina
NCom
Divulgação/CMTU A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou um calendário de ações a ser desenvolvido em Londrina nas próximas semanas, quando cidades de todo o Brasil celebrarão os 10 anos do Movimento Maio Amarelo. A campanha, que aposta na educação e conscientização como ferramenta de mudança, tem como objetivo articular poder público e sociedade em iniciativas capazes de reduzir o alto número de mortos e feridos nas vias.
No município, as atividades serão realizadas entre 2 de maio e 3 de junho, distribuídas em semanas temáticas com foco em condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas. A programação contará com blitze educativas, curso de pilotagem, intervenções em faixas de segurança, entrega de brindes, abordagens em bares, pedalada e apresentações artísticas, além de inserções na mídia local.
Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a campanha é oportunidade ideal para reforçar ensinamentos, refletir sobre a importância da vida e rever comportamentos nocivos. Ele ressaltou que a construção de um trânsito mais seguro e humanizado é urgente e depende da participação de todos. “De 2015 para 2022, as mortes nas ruas e avenidas do município caíram quase pela metade, de 100 para 56. No entanto, nós só continuaremos avançando se todos atuarmos de maneira conjunta, chamando para si a responsabilidade pela mudança”, lembrou.
Programação – A largada na campanha ocorre nesta terça-feira (2), quando motoristas serão abordados na avenida Juscelino Kubitschek (JK), nas proximidades do número 122, em um trabalho educativo contra o excesso de velocidade. Eles serão chamados a assistir a um breve vídeo sobre o assunto, receberão orientações de segurança e poderão levar para casa brindes alusivos ao Maio Amarelo.
A mesma atividade irá se repetir na quarta-feira (4), também na JK, próximo ao cruzamento com a rua Professor João Cândido. No sábado (6), será a vez da avenida Santos Dumont, em frente ao 2º Comando Regional da Polícia Militar (PM), receber a iniciativa. A escolha das vias se deu em razão dos projetos que pretendem readequar para 50 km/h a velocidade máxima permitida em determinadas avenidas da cidade.
Até o final desta primeira semana de atividades, CMTU e a Secretaria Municipal de Educação (SME) estrearão uma exposição com gravuras e mensagens de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa integra o projeto “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”, que desde o ano passado atende 15 escolas com materiais formativos, teatro de fantoches e atuação de palhaços na área de segurança viária.
Os trabalhos, produzidos em sala de aula, ficarão em exibição até o final do mês nos shoppings Boulevard e Londrina Norte. De acordo com o gerente de comunicação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, as pinturas foram a forma encontrada pelas crianças para expressar pensamentos e emoções relacionados ao trânsito. “Os desenhos representam o gesto de ‘pare’ com as mãos, feito por estudantes que deveriam ser constantemente cuidados, mas que, por vários motivos, enxergaram a necessidade de cuidar, de atrair a atenção dos adultos para o tema”, explicou.