A formação de um ciclone extratropical na sexta-feira (7), próximo à costa da Argentina, contribuirá para o fim da onda de calor que afeta o Paraná. Esse sistema será acompanhado por uma frente fria, que avançará pelo Sul do Brasil a partir de sábado (8).
Conforme essa frente fria se desloca, encontrará uma massa de ar quente e úmida, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas e tempestades isoladas. Segundo o site Meteored, é fundamental que a população acompanhe a previsão do tempo, pois as precipitações podem ser fortes e vir acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo em algumas regiões.
A partir de segunda-feira (10), a frente fria já terá se espalhado por toda a Região Sul, ocasionando uma queda acentuada nas temperaturas do Paraná, especialmente na porção leste do estado. Em Curitiba, por exemplo, a máxima prevista para segunda-feira (10) é de 23°C.
Segundo o Simepar, no domingo (9), a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral poderão registrar volumes expressivos de chuva. Ao longo da próxima semana, o tempo permanecerá instável no Paraná, com temperaturas mais amenas na maior parte do estado.