A Federação Paranaense de Futebol anunciou nesta quarta-feira (19) que usará o árbitro de vídeo (VAR) nas fases finais do Paranaense dos Clássicos 2025.
Com esse novo recurso, os árbitros e assistentes da Federação se reuniram nesta quarta-feira (19) para iniciar a intertemporada de arbitragem. O evento tem como objetivo capacitar e melhorar o desempenho dos profissionais para as fases decisivas do campeonato.
“Estamos em uma crescente com esses árbitros e a ferramenta VAR vem para nos auxiliar. Vamos aprimorar todo o processo, gerar situações com os vídeos do nosso próprio campeonato para que esses árbitros consigam se auto-visualizar e a ferramenta VAR entrando nesse processo”, disse Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.
Portanto, o VAR começa a funcionar já na próxima rodada, nos quatro jogos de ida das quartas de final do Paranaense dos Clássicos:
Azuriz x Athletico – 21/02 (Sexta) – 20h
São Joseense x Operário – 22/02 (Sábado) – 15h30
Maringá x Coritiba – 22/02 (Sábado) – 16h
Cianorte x Londrina – 23/02 (Domingo) – 16h
“A ferramenta com certeza dá credibilidade. Pois todas as situações protocolares que são pênaltis, gols, cartões vermelhos, são checados. Utilizar essa tecnologia do vídeo para ter a decisão correta final e ter um jogo mais justo”, disse Rodolpho Toski Marques, árbitro VAR FPF/FIFA.
Trabalhos de intertemporada com o VAR
A primeira reunião entre árbitros e assistentes ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) no Estádio Francisco Muraro, Trieste Stadium, em Santa Felicidade, e teve como propósito, um treinamento teórico com análise de lances com assistência do VAR. A intertemporada termina quinta-feira (20) e conta com a participação de 50 árbitros.
Durante o evento, os participantes realizam atividades teóricas e práticas, bem como analises de vídeos da primeira fase do torneio e discussões sobre a interpretação de jogadas. Além disso, revisam detalhadamente todos os questionamentos levantados pelos clubes até o momento.