Valdir Amaral/Alep A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná entregou, na noite desta quarta-feira (11), o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à presidente e fundadora do Instituto Aliança contra Hanseníase (AAL), doutora Laila de Laguiche. A homenagem foi proposta pela deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária, e o deputado Tercilio Turini (MDB), em reconhecimento a trajetória da médica, marcada pelo compromisso e dedicação à luta contra a hanseníase, e considerada uma das principais referências no enfrentamento da doença.
Emocionada, a dermatologista e hansenologista Laila de Laguiche, que tem cidadania brasileira e francesa, com formação médica no Brasil e na Bélgica, agradeceu a honraria, quando externou sua imensa gratidão. “É um dos momentos mais significativos da minha vida. Pois, representa o reconhecimento público do meu trabalho”, declarou. Ela disse que a Cidadania concedida pelos paranaenses, terra que a acolheu de braços abertos, é um incentivo para seguir com a missão de transformar vidas.
Dra. Leila de Laguiche falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com hanseníase no Brasil, país com o segundo maior número de diagnósticos no mundo. “Sou porta-voz de tantos pacientes que sofrem com essa doença”, observou.
Com décadas de experiência na dermatologia, ela vem atuando no tratamento de pacientes de hanseníase com o objetivo de promover a inclusão e reduzir o estigma associado à doença.
A deputada Maria Victoria enalteceu a importância do trabalho da especialista, de celebrar suas ações e seu legado. “Hoje temos o privilégio de reconhecer o trabalho, a dedicação e a força de uma mulher extraordinária, cuja trajetória reflete o compromisso com a saúde pública e com que mais precisa. É com imensa honra que entregamos o título de Cidadã Honorária do Paraná à Dra. Laila de Laguiche”, frisou. “Doutora Laila é uma mulher de múltiplos talentos e de um propósito claro: transformar vidas”, acrescentou. Conforme a parlamentar, a homenageada “com fé, determinação e coragem luta incansavelmente contra a hanseníase, uma doença que ainda carrega muitos estigmas”.
Conscientização, inclusão e assistência
A parlamentar enfatizou ainda que o instituto é um exemplo de como a ciência, educação e filantropia podem caminhar juntas para promover a saúde, dignidade e inclusão social. “A ALL capacita médicos e profissionais de saúde, promove a conscientização e presta assistência complementar aos pacientes de hanseníase em todo país”, observou. “Esse trabalho brilhante da doutora Laila vai além das fronteiras do Paraná e do Brasil”, complementou. Antes da solenidade, a deputada Maria Victoria entregou a Dra. Laila de Laguiche um diploma de Menção Honrosa – aprovada pela Assembleia, com votos de congratulações, em reconhecimento a excelência das ações promovidas pelo Instituto.
Durante a sessão solene, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, elogiou o trabalho e a solidariedade demonstrada, incansavelmente, pela médica. Ele chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas por quem tem a doença, e lamentou o preconceito que acompanha os pacientes, decorrente do desconhecimento demonstrado pela maioria das pessoas. “Esse é um tema sobre o qual poucos falam”, disse. Num momento único, Dom Peruzzo proferiu uma benção muito especial.
“Está Casa está de parabéns por essa homenagem”, afirmou a ex-deputada e ex-governadora Cida Borghetti. Segundo ela, a Dra. Laila, em sua trajetória, não mediu esforços para estender as mãos àqueles que precisam. Já a Dra. Maristela Zanella, diretora-geral do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (antigo Hospital São Roque), frisou, igualmente, a importância da atuação da nova Cidadã Honorária do estado. Ela garantiu que há ainda uma grande incidência da doença, lembrando que ela atinge todas as classes sociais. O Paraná, apesar de não ser considerado um estado de alta endemicidade, tem a sua maioria de casos diagnosticados. O complexo hospitalar inaugurado em 1926, instalado no município de Piraquara – Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é referência no tratamento da hanseníase.
Conscientização e assistência
A doutora Laila de Laguiche se formou em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e é titulada pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Hansenologia. Também é Pós Graduada em Medicina Internacional e Medicina Tropical pelo Instituto Príncipe Leopoldo (Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia-Bélgica). Pós Graduada em Gestão de Saúde pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e da Academia Europeia de Dermatologia. Desde 2021, é Membro do Conselho Consultivo da Companhia da Ordem de Malta Internacional contra Hanseníase (CIOMAL).
O Instituto Aliança contra Hanseníase (Alliance Against Leprosy), fundado por Laila de Laguiche, treina e capacita médicos e profissionais de saúde, promove a conscientização sobre hanseníase (popularmente conhecida como lepra) e presta assistência complementar aos pacientes em todo país. A ALL foi eleita uma das 100 melhores ONGs do país pelo Instituto Doar – Certificadora Social e Instituto O Mundo Que Queremos.
Outra ação promovida pela doutora Laila é o TECHansen. Em parceria com a Dra. Susilene Maria Tonelli Nardi, viabilizou a iniciativa que oferece doar materiais, equipamentos e dispositivos de tecnologia para pacientes que apresentam deficiências físicas e/ou alterações ocasionadas pela hanseníase nos olhos, no nariz, nas mãos e nos pés.
A hanseníase (no passado denominada de lepra) é tratada como problema de saúde pública no Brasil. A doença acomete pele e nervos periféricos e pode deixar sequelas e deformidades no corpo quando não tratada. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade.
Emoção e gratidão marcaram a solenidade
A entrega do diploma de Cidadania Honorária – Lei estadual 22.134, datada de 9 de setembro de 2024, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo estadual, foi realizada em uma cerimônia repleta de emoção e gratidão. A solenidade contou com as presenças de autoridades, representantes do setor de saúde, familiares, amigos e membros da comunidade. Entre os presentes, destacamos a participação do senhor Bernard de Laguiche, esposo da homenageada; e dos filhos Laura, que está na Escócia; e Pierry, que vive na Alemanha. Ambos acompanharam a solenidade de forma on-line.