Orlando Kissner/Alep Os mais altos padrões de excelência, eficiência e segurança demonstrados pelos Cartórios do estado foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa do Paraná com a entrega de Menções Honrosas, na abertura da sessão plenária desta segunda-feira (9). A homenagem, iniciativa do deputado Alexandre Curi (PSD), 1º secretário, e da deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária, celebrou a conquista do selo Diamante no Prêmio de Qualidade Total Anoreg – PQTA 2024, que acaba de ser concedida aos serviços notariais e registrais paranaenses.
A deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária, destacou a importância desse momento e enalteceu a excelência dos serviços prestados pelos Cartórios paranaenses, comprovada com a obtenção de um prêmio de grande relevância nacional, promovido pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Conforme ela, a honraria é um marco no setor extrajudicial, incentivando a busca contínua pela qualidade e eficiência dos serviços realizados pelos Cartórios. A parlamentar frisou que os Cartórios do estado do Paraná, que se dedicam a melhorar constantemente suas práticas e a garantir a melhor prestação dos serviços notariais e registrais, mereciam a homenagem.
“É uma justa homenagem”, reiterou o deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia. Traiano enalteceu as parcerias recentes estabelecidas com os serviços extrajudiciais, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de ações de cidadania. Ele citou a iniciativa que fomenta a divulgação da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e o lançamento da cartilha REURB - Regularização Fundiária Urbana, que está auxiliando os 399 municípios paranaenses e os 200 cartórios de registro de imóveis a trabalharem em conjunto, num grande mutirão. Além disso, em novembro, foi firmado um acordo de cooperação entre a Assembleia, a Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), o Colégio Notarial (CNB/PR), a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado de Educação (SEED), visando fomentar à regularização imobiliária de todas as unidades escolares da rede estadual do Paraná, processo que deve ser concluído até o final de 2025.
Entre os melhores do país
Para Mariana Pozenato Martins, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), o momento era especial, marcado por uma iniciativa pioneira. “É a primeira vez que a Assembleia abre as portas para homenagear os Cartórios”, afirmou, agradecendo o reconhecimento. Ao usar a tribuna, a presidente da Anoreg falou sobre a atuação do setor, garantindo que todos estão mobilizados para prestar os melhores serviços possíveis, frisando que os Cartórios paranaenses estão entre os melhores do país.
“Nos momentos mais marcantes da vida, nos nascimentos, na hora da compra de um imóvel, na abertura de uma empresa, ou mesmo, por ocasião de um falecimento, os cartórios estão presentes na vida das pessoas”, sublinhou. Segundo Mariana, as serventias paranaenses premiadas atenderam aos critérios de gestão, inovação e qualidade no atendimento, reafirmando o compromisso do estado com a excelência na prestação de serviços à população. Observou que para que sejam premiados na categoria Diamante, além de atingir a pontuação de 94% em diversos requisitos, é preciso também que obtenha conformidade nas seguintes condicionantes: regularidade fiscal e de contribuição com entidades de classe, certificação do sistema de gestão e segurança e saúde ocupacional. A exemplo de Traiano, ela também reconheceu a importância do fortalecimento dos laços com o Poder Legislativo através das recentes parcerias firmadas.
Prêmio Qualidade Total
Receberam diplomas de Menções Honrosas da Assembleia Legislativa do Paraná os Cartórios dos municípios de Londrina, Matinhos, Barboza Ferraz, Ponta Grossa, Cascavel, Piraquara, Almirante Tamandaré, Alto Paraná e Mallet. Conforme a Anoreg/PR, no Paraná, 24 cartórios se destacaram entre os melhores do Brasil, sendo 13 premiados na categoria Diamante, 7 na categoria Ouro e 4 na categoria Prata.
Marcaram presença na homenagem diversas autoridades e convidados, entre eles, Ítalo Conti Júnior, 2ºvice-presidente da Anoreg/PR; Daniel Driessen Jr., presidente do Colégio Notarial do Brasil – seção do Paraná (CNB-PR); Luis Flávio Fidelis, presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar); e Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR).
O Prêmio de Qualidade Total Anoreg – PQTA 2024, que conta com o apoio da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Apcer Brasil, é um dos mais importantes projetos institucionais da ANOREG/BR. A cerimônia de premiação nacional da 20ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) 2024 foi promovida pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) no final de novembro, em Brasília.