Mais uma vez, o Ginásio Municipal de Esportes de Arapongas ficou lotado, na noite desta quinta-feira (05), para o show de encerramento do ano dos alunos do Projeto Crescer. Tendo como tema o cinema e sua influência na cultura e na vida das pessoas, o espetáculo reuniu música, dança, canto e outras atividades que os alunos aprenderam ao longo do ano nas oficinas culturais, desenvolvidas juntamente com as oficinas pedagógicas. Nesse ano, o Projeto Crescer teve 959 alunos matriculados e atendeu 19 escolas municipais e 14 escolas estaduais.
Podem participar do Projeto crianças de famílias com renda de até três salários mínimos. Além das oficinas culturais e pedagógicas, no período do contraturno escolar, as crianças e adolescentes recebem café da manhã, almoço e café da tarde, tudo sem custo. Exatamente por isso, o presidente Paulo Hermínio Pennacchi e sua esposa Cleide, que atua como conselheira, abriram o pronunciamento com uma saudação especial aos patrocinadores. “Todo auxílio que recebemos, desde os grandes patrocinadores aos contribuintes mensais, forma o oxigênio que dá vida à nossa instituição. Portanto, você, patrocinador, sinta-se diretamente responsável e presente em cada momento de emoção que será apresentado a partir de agora”, afirmou Pennacchi.
Também ao longo do evento, foram apresentados os alunos que se destacaram ao longo de 2024. Pelo Pedagógico, os destaques foram Dafne Monique Leal de Oliveira (Crescer I, 9º. ano) e Clara Rufato Rodrigues (Crescer II, 9º. ano). Pelo Cultural, Ana Carolina Gomes Rosa (Crescer I, 8º. ano) e Isabelly Berto Pereira da Silva (Crescer II, 6º. ano). Cada aluna recebeu uma bike de presente. Além de Paulo e Cleide Pennacchi, a homenagem foi acompanhada pela diretora Andressa Fante Reis e pela coordenadora Aline de Oliveira.
A direção também lembrou que neste ano os alunos, sob a orientação dos professores do Projeto Crescer, produziram o nono livro, levaram aos palcos textos de autores como Monteiro Lobato e William Shakespeare, proporcionando diversão e cultura para milhares de pessoas da cidade, sem falar na ação diária das oficinas culturais e pedagógicas, no lançamento do livro “Playlist de Momentos”, na participação em festivais e em várias outras ações. “O espetáculo que assistimos hoje demonstra, mais uma vez, o que nossas crianças e jovens podem fazer quando estimulados da forma correta a mostrar o seu potencial. E quando não há limites para o esforço e a criatividade, quando não há limites para quem quer demonstrar o que traz de melhor dentro de si, também não há limites para o que podemos conquistar para nós, para nossa família, para todos que amamos”, finalizou Paulo Pennacchi.