24/04/2023 às 18h52min - Atualizada em 24/04/2023 às 18h52min

Programa Empreenda + Londrina projeta realizar 6 mil atendimentos, em 2023

Da Redação

Foto: Vivian Honorato/NCom
Na manhã desta segunda-feira (24), o Sebrae/PR apresentou os resultados do Programa Empreenda + Londrina, iniciado em junho de 2022 com o objetivo de levar ações de incentivo ao empreendedorismo para as cinco regiões da cidade com apoio de 26 instituições parceiras. Nos sete primeiros meses, cerca de 1,8 mil pessoas físicas e 700 pessoas jurídicas foram atendidas por meio das mais de 80 atividades realizadas.

Foram palestras, workshops, oficinas, cursos técnicos, capacitações, atendimentos, consultorias, rodadas de negócios, entre outras ações nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro, além dos distritos. O programa foi desenhado com base no MasterPlan Londrina 2040 e teve as atividades definidas a partir da realidade socioeconômica e demandas de cada área da cidade.


O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destaca que o projeto vai até o bairro para levar a solução ou produto onde o empreendedor ou as pessoas que desejam empreender estão. 

“Quando vamos ao encontro do empreendedor e conhecemos a realidade dele, fica mais fácil identificar a melhor solução. A consultoria é feita de forma diferente”, analisa.

Em 2023, o programa foi renovado e oferecerá uma extensa programação de capacitações gratuitas, que serão atualizadas no site www.empreendamaislondrina.com.br.

A professora do Colégio Estadual Profª. Maria José Balzanelo Aguilera, Sandra Mara Aguillera, comemora os resultados do Programa na região sul de Londrina. Segundo ela, graças às capacitações realizadas, foi possível inserir 84 pessoas no mercado de trabalho. Sandra afirma que muitas precisavam de qualificação mínima, até mesmo para participar de entrevistas de emprego.

“Elas nunca viram algo tão dinâmico e pertinho delas. Estamos com lista de espera pelas novas capacitações desde dezembro”, conta.

A empresária Carla Gall Manchini, da região oeste da cidade diz que, quando o programa foi apresentado, o negócio da família se comprometeu a divulgar, encontrar espaço e levar as pessoas a participarem das ações.

“Temos casos de sucesso, de pessoas que viram uma oportunidade de renda extra a partir dos encontros. Gente que transformou renda extra em principal a partir do conhecimento e apoio do Empreenda +. E até a mãe de um vendedor nosso, que abriu um negócio com uma amiga para aumentar a renda da família”, celebra.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destaca que a cidade vai fortalecer o Programa em 2023, por meio de uma oferta maior de cursos e capacitações, que tem o objetivo de estimular o surgimento de novas empresas em Londrina.

“Nesse convênio com o Sebrae, também faremos o planejamento estratégico do turismo e a atualização de leis importantes, como a de incentivo à industrialização, de inovação e do ISS tecnológico, que geram oportunidades de desenvolvimento econômico”, cita.

São parceiros do Empreenda + Londrina: Acil, Cresol, Codel, CTD, IFPR, Pastoral do Empreendedor, KPMG, Prefeitura de Londrina (por meio das secretarias de Gestão Pública e Trabalho, Emprego e Renda), Procon, PUC, Sercomtel, Sistema S (Sebrae/PR, Senac, Sesc, Sesi, Senai, Sest, Senat, Senar), Sescoop, Sicredi, TI Paraná, Unicesumar, Unicred, Uniprime e UEL.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp