29/11/2024 às 12h20min - Atualizada em 29/11/2024 às 12h20min
BR-277 no sentido da Serra do Mar segue interditada devido ao deslizamento de terra
Da Redação
Reprodução/PRF Ainda não há previsão para a liberação completa das pistas no km 43 da BR-277, em Morretes, no Litoral do Paraná. No início da semana, um deslizamento de pedras e sedimentos bloqueou uma das vias na descida da Serra do Mar.
De acordo com a EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável pelo trecho, o prazo de observação da encosta onde ocorreu o deslizamento se encerra nesta sexta-feira (29). Enquanto isso, as equipes técnicas seguem investigando as causas do incidente. A empresa informou que o trecho será totalmente liberado apenas quando houver garantia de segurança para os usuários.
Atualmente, o tráfego está sendo desviado a partir do km 42. No sentido Paranaguá, os veículos utilizam a faixa 1 da pista no sentido Curitiba, enquanto o fluxo em direção à capital ocorre pela faixa 2.
A Defesa Civil ressalta que o trecho entre os viadutos Caruru e dos Padres é um dos mais críticos da Serra do Mar no Paraná. Em seus quatro quilômetros de extensão, há um paredão de pedras com 50 metros de altura. Durante o período de chuvas, como o verão, a infiltração de água nos blocos rochosos pode desencadear novos deslizamentos.
A região tem enfrentado problemas com deslizamentos nos últimos dois anos, o que já resultou em bloqueios parciais para obras de recuperação. No mês passado, a EPR Litoral Pioneiro concluiu as primeiras intervenções de recuperação no trecho entre os km 44 e 60 da BR-277, no sentido Curitiba. Segundo a concessionária, a revitalização e o monitoramento geológico da área são prioridades estipuladas no contrato de concessão.