28/11/2024 às 12h19min - Atualizada em 28/11/2024 às 12h19min

Cambé recebe premiação estadual por desempenho na alfabetização de crianças

Da Redação

Reprodução/PMC
Na última semana, Cambé recebeu um prêmio da União dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Paraná (Undime-PR) em reconhecimento ao indicador de criança alfabetizada, no Fórum de Educação do Paraná, em Foz do Iguaçu. O município hoje é o 4º do Paraná, entre 100 e 200 mil habitantes, com mais crianças alfabetizadas no fim do segundo ano, com 79,1%. Os dados já haviam sido apresentados em junho deste ano, pelo Ministério da Educação (MEC), através da pesquisa Alfabetiza Brasil.

O índice faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.


De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Cambé, Estela Camata, foi justamente o trabalho realizado desde de 2020 que coroou o município. “Vale a pena lembrar que Cambé foi a primeira cidade do Paraná a retornar com aula presencial em plena pandemia. E isso faz a diferença para as crianças que saíram do estudo remoto, do distanciamento, e voltaram para o convívio da escola. Não só pela questão da socialização com outras crianças, mas do professor, ele é o verdadeiro mediador da aprendizagem e insubstituível no processo”.

O foco agora é seguir com os investimentos na educação, na contratação de novos profissionais, formação continuada e melhorias de infraestrutura para aumentar ainda mais o índice. “Tudo isso faz a diferença nos resultados que estamos tendo agora e a gente fica muito feliz. Parabenizo toda a rede municipal, toda a secretaria, rede de profissionais, os professores, gestores escolares. Enfim, os profissionais da educação, que fazem a diferença na vida das nossas crianças”, ressaltou a secretária.

O prefeito Conrado Scheller destacou que não existe nada mais importante na cidade de Cambé do que as crianças e ver índices tão positivos como esse é motivo de orgulho para toda a gestão. “O investimento nas nossas crianças é o verdadeiro investimento que podemos fazer para uma cidade. Muitas pessoas perguntam qual foi a maior obra do mandato, e eu podia falar do viaduto, da José Bonifácio, UBS, mas a maior obra que fizemos foi na educação. Dá orgulho de ver essa molecada toda uniformizada, com materiais, mais dignidade dentro da escola, menos desigualdade. Tudo isso reflete na melhoria da educação e nesses índices”, concluiu o prefeito Conrado.

Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada

Através da Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023 — foi estabelecido o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e a criação de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030. O MEC destaca essa iniciativa como primordial para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o Compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep/MEC.

De acordo com a pesquisa, no último ano, Cambé ainda teve média maior que a nacional, que registrou 56% das crianças alfabetizadas; que a estadual, que registrou 73%; e dos municípios da região, com Arapongas com 76%, Londrina, Rolândia e Ibiporã com 73%. 

Como dito, a pesquisa também possibilita o estabelecimento de metas. Em Cambé, o objetivo em 2024 é que o índice aumente para pelo menos 79,24%. A expectativa em todo o estado é de que até 2029, o número dos 80% já seja superado. No país, serão estabelecidas ações para que todas as crianças sejam alfabetizadas até 2030.

Para isso, o MEC já investiu mais de R$ 1 bilhão com políticas de alfabetização, comitês estratégicos, sistema de avaliação de aprendizagem, formação de professores, compra de materiais complementares de apoio à  alfabetização para docentes e estudantes e construção de cantinhos da leitura.


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