24/10/2024 às 16h00min - Atualizada em 24/10/2024 às 16h00min
Grande nome do esporte brasileiro, Ex-pugilista Maguila morre aos 66 anos, em São Paulo
Da Redação
Reprodução Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. Principal nome dos pesos-pesados no boxe nacional, Maguila era dono de uma das direitas mais potentes do país. Desde 2013, sofria de encefalopatia traumática crônica, conhecida como demência pugilística.
A confirmação de seu falecimento foi feita por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record. “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco”, contou a esposa.
Maguila estava vivendo no interior de São Paulo, onde recebia os cuidados necessários para tratar sua condição de saúde.
Uma de suas últimas aparições públicas foi em abril, quando sua família divulgou um vídeo dele praticando boxe ao ar livre. A atividade física o ajudava a preservar sua saúde mental diante da doença. "Mais um dia de treino com nosso peso-pesado", dizia a legenda das imagens.
Nascido em 11 de julho de 1958, em Aracaju, Maguila lutou profissionalmente por 17 anos, construindo um impressionante cartel de 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Seu carisma e entrevistas folclóricas conquistaram o público. Entre seus combates mais memoráveis estão as lutas contra lendas como Evander Holyfield e George Foreman.