A Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, foi premiada como a melhor planta sustentável de saneamento do País, durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz, entre 18 e 20 de abril. A unidade da Sanepar trata o esgoto coletado dos moradores da região sul da cidade de forma sustentável e inovadora. Os projetos desenvolvidos na ETE têm foco na microgeração de energia distribuída híbrida, que é a aplicação conjunta de biogás, energia solar e hidroenergia.
“A Sanepar tem tradição na utilização do biogás e um potencial muito grande de aumentar esse uso devido ao alto volume de biogás que já produzimos nas estações de todo o Paraná. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também contribuirá para a modicidade tarifária, como preconiza o marco do saneamento”, afirma o diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile.
A Companhia é pioneira em fazer o aproveitamento energético do gás gerado nas estações de tratamento de esgoto. A ETE Ouro Verde foi a primeira do país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica, certificada pela Aneel, com energia movida a biogás.
Além dela, a ETE Belém, em Curitiba, gera energia elétrica a partir do lodo de esgoto que é processado na CS Bioenergia. E, na Estação Atuba Sul, também em Curitiba, um gasômetro armazena o biogás que é utilizado para a secagem do lodo que posteriormente será utilizado como biomassa.
“Todo trabalho reflete um projeto de inovação com base no conceito de eficiência energética e economia circular”, explicou o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, durante apresentação dos projetos da Sanepar no Fórum.
Com financiamento do banco alemão KfW, a Sanepar está ampliando o uso da tecnologia de aproveitamento de biogás na geração de energia em mais oito estações de esgoto no Estado.
VISITA TÉCNICA – Nesta quinta-feira (20), como parte da programação do Fórum de Biogás, cerca de 40 profissionais da área de bioenergia de várias regiões do país visitaram a ETE Ouro Verde para conhecer o processo de tratamento aliado à produção de energia limpa. A estação tem capacidade de tratar até 70 litros por segundo de esgoto doméstico, atendendo 35 mil habitantes.
Na Ouro Verde, há o aproveitamento de dois subprodutos da estação. No processo de geração de energia elétrica, a partir do biogás, o sistema tem um conjunto de motor, com 25 kW de potência nominal, combinado com placas solares. A energia gerada e não consumida na ETE vai para a rede pública. Entre 2020 e 2022, foram compensados mais de 18,5 MWh de energia.
O outro subproduto é o lodo do esgoto, que é higienizado e entregue à agricultura como fertilizante.
PROFISSIONAL PREMIADO – O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Collere Possetti, também foi premiado no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Possetti conquistou o terceiro lugar entre os melhores profissionais do setor no País.