19/04/2023 às 19h00min - Atualizada em 19/04/2023 às 19h00min

Curitiba estreita laços com a Espanha e reforça parcerias em cultura e inovação

Redação

José Fernando Ogura/SMCS.
Os laços diplomáticos e parcerias nas áreas culturais, de educação e inovação entre Curitiba e Espanha foram reforçados, nesta quarta-feira (19/4), durante reunião entre o prefeito Rafael Greca e a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios. O encontro oficial aconteceu no escritório do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, Greca explicou como funciona o sistema de transporte público de Curitiba, com o BRT (Bus Rápid Transport), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado pela capital paranaense para mais de 200 países, e como a cidade está caminhando para a nova era da eletromobilidade no transporte público.


O planejamento desenvolvido pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) desde 1965, e que deu a orientação urbanística da cidade, também foi detalhado pelo prefeito à embaixadora da Espanha. “Agora no mês de março inauguramos a Pirâmide Solar do Caximba, onde antes funcionava um aterro sanitário. Curitiba investe em energias renováveis e soluções inteligentes para a população”, afirmou o prefeito.

Essa é a primeira vez que a embaixadora visita Curitiba. “A cidade é muito bonita. Antes de eu vir para cá, já conhecia a fama de Curitiba, de cidade-modelo. Vocês são uma inspiração para outras cidades do mundo”, afirmou. Ela foi indicada como embaixadora da Espanha no Brasil em maio de 2022 e é a primeira mulher a assumir este cargo.

Inovação - Durante o encontro, o prefeito também explicou a parceria que Curitiba tem com a Fira Barcelona, instituição responsável pelo Smart City, congresso que reúne as cidades mais inteligentes do mundo. A edição deste ano em Curitiba teve recorde de público, com 15 mil visitantes. Com esse número, o Smart City Expo de Curitiba se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha).  

“Esta visita oficial é pela grande relação que Curitiba tem com a Espanha. Seja pela Fira Barcelona, seja pelo curso de espanhol que já atende mil curitibinhas nas escolas públicas do município, seja pelo intercâmbio cultural com a cidade, seja pelo trabalho no Pavilhão Étnico, com as danças típicas da Espanha no coração de Curitiba. Viva Curitiba e arriba Espanha”, disse o prefeito.

Também acompanharam a reunião o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda; a secretária de Trabalho, Imigração e Segurança Social da Embaixada da Espanha, María Dolores Segura de la Encina; a diretora do Instituto Cervantes, Rosa Sanchez-Cascado Nogales; a cônsul da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp