Reprodução/PMA Faltando três meses para o fim do seu mandato, o prefeito Junior da Fernac fez um balanço dos seis anos a frente da prefeitura de Apucarana. Engenheiro de profissão, foi vereador duas vezes, vice-prefeito eleito em 2016, e assumiu a cadeira em 2019 quando Beto Preto deixou o cargo para ser secretário de Saúde do Estado. Em 2020, foi eleito prefeito com 61,12% dos votos.
Mesmo enfrentando dois anos de epidemia e seis meses de endemia, o prefeito Junior da Fernac destaca as conquistas que a cidade teve no período. De acordo com o prefeito de Apucarana, a gestão vai entregar até o final do mandato, 703 obras em 103 programaças da gestão municipal. Outro ponto positivo foi o aumento da receira da cidade, que chegou em 2024 em quase R$ 600 milhões.
Dentre as obras entregues durante a legislatura, o prefeito destaca a contrução de novos ginásios de esportes e reformas de espaços voltados à prática esportiva e a construção de novas praças públicas, e a revitalização de outras que estavam abandonadas, promovendo lazer e integração social.
Na educação, a gestão entregou novas escolas e CMeis, além de obras de ampliação e melhorias da infraestrutura das instituições de ensino. Na saúde, o mandato foi marcado pela construção de novas UBSs para ampliar o atendimento à saúde da população, além de melhorias em outros pontos de saúde.
Junior na Fernac também ressalta as obras de tânsito, com a a implementação de grandes rotatórias e melhorias na infraestrutura viária, com a ampliação da pavimentação asfáltica e instalação de iluminação de LED em diversas áreas da cidade.
No setor de turismo, a prefeitura fez Investimento em ferramentas digitais e desenvolvimento de três roteiros turísticos, sendo dois rurais e um no centro, com destaque para a Rua Oswaldo Cruz, reconhecida pela variedade de opções gastronômicas.
"Conseguimos atrair para Apucarana cerca de R$ 2,7 bilhões do setor privado para diversas áreas, como a indústria, a agroindústria, o comércio com a implementação de supermercados, o ramo de automóveis com a chegada da Jeep, entre outros. Essas obras contribuíram para mudar significativamente o perfil da cidade, promovendo melhorias na qualidade de vida dos cidadãos, gerando emprego e renda”, afirmou em entrevista ao Jornal Metroplex.
Neste período, o prefeito destaca que a cidade de Apucarana atingiu o pleno emprego, com alta demanda de vagas em diversas áreas, refletindo o crescimento econômico da cidade. Diante disso, a gestão pública investiu em qualificação profissional, com destaque para o "Portas Abertas", capacitando 4 mil pessoas de acordo com as necessidades das empresas.
Ao ser questionado sobre o legado que sua gestão deixará para os próximos anos, Fernac destacou que, durante seu mandato, foi resgatado o orgulho dos moradores de Apucarana. Segundo o prefeito, o sorriso no rosto da população simboliza os seis anos à frente da cidade.
"O maior legado que deixamos é o sentimento de orgulho de morar em Apucarana, uma cidade organizada, limpa, bonita, planejada e com empregos em diversos setores. Uma cidade que inspira jovens, crianças, pioneiros e famílias a se sentirem parte de um município vitorioso", concluiu.
Eleições 2024
Impossibilitado de se candidatar novamente, Junior da Fernac está apoiando o candidato Rodrigo Recife (MDB), que foi vereador na última gestão. O principal adversário é o ex vice-prefeito da antiga gestão, Paulo Vital (PL).
Segundo colocado nas eleições de 2020, Rodolfo Mota (União Brasil) também é candidato à prefeitura. Fechando a disputa, a Professora Jane Freitas (PT) também é candidata no atual pleito.