14/09/2024 às 12h05min - Atualizada em 14/09/2024 às 12h05min

Após semana de tempo seco em todo estado, Paraná terá chuvas e risco de tempestades neste final de semana

Da Redação

Reprodução
Em meio à seca, o estado do Paraná registrou queda de granizo e recebeu um novo alerta de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevendo ventos de até 100 km/h na maior parte do estado até a manhã deste domingo (15).

Moradores de General Carneiro e Prudentópolis, localizados no sul e centro do Paraná, registraram a ocorrência de granizo na noite de sexta-feira (13) e na manhã de sábado (14), respectivamente. Em General Carneiro, o fenômeno causou danos a algumas residências. O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado e distribuiu lonas para três casas que tiveram os telhados danificados.


Conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a região acumulou quase 80 mm de precipitação entre a meia-noite de sexta (13) e as 7h de sábado (14).

"Após vários dias de tempo seco e quente, as condições climáticas estão mudando progressivamente em todas as regiões do Paraná. Na sexta-feira (13), já houve chuvas irregulares nos setores Oeste, Sudoeste e Sul, e, entre a madrugada e o início deste sábado, as chuvas com raios avançam lentamente para o norte, atingindo também o Noroeste, Centro, Campos Gerais e Leste do estado", explicou o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib.

Após um primeiro alerta emitido para sexta-feira (13), o Inmet divulgou um novo aviso de perigo de tempestades para o fim de semana. Esse alerta, válido até o meio-dia de domingo (15), abrange todo o território paranaense, exceto as cidades na divisa com Santa Catarina, no extremo sudoeste.

A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhados de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Também há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

A fumaça das queimadas que encobre o céu do Paraná gerou ainda um alerta para a possível ocorrência de "chuva preta" em algumas regiões, conforme meteorologistas do Simepar. O fenômeno ocorre quando as partículas de fumaça e poluentes se misturam com as gotas de chuva, conferindo à precipitação uma coloração escura.

Cidades do oeste e sudoeste do Paraná, como Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, registraram "chuva preta" entre a noite de quinta-feira (12) e a madrugada de sexta-feira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp