11/09/2024 às 18h52min - Atualizada em 11/09/2024 às 18h52min

​Prefeitura publica licitação de obras que vão garantir retomada do nível do lago do Parque do Ingá

Da Redação

Reprodução
Para restabelecer o nível da água do lago do Parque do Ingá, a Prefeitura de Maringá publicou a licitação de execução das obras de ligação dos canais de drenagem. A obra é uma das medidas indicadas em estudo contratado pelo município e realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que apontou soluções técnicas e científicas para o restabelecimento do nível do lago. 

Os canais de contenção de águas no Parque do Ingá, que impedem que água da chuva seja desviada para o lago, foram implantados na década de 2010. A prática resultou, ao longo do tempo, no secamento do lago e em vários processos erosivos ao longo do canal. 


A licitação para execução das obras de ligação dos canais de drenagem tem valor máximo de R$ 1,9 milhão. A sessão para abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas ocorrerá em 25 de setembro. 

As obras preveem a implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos ao Parque para que água da chuva seja direcionada para o lago. Os desvios terão sistemas de gradeamento para evitar que resíduos sólidos sejam levados pela chuva. Além disso, a solução prevê que a água pluvial será conduzida para o lago após alguns minutos de chuva, ou seja, apenas a água limpa será direcionada para o lago.

Revitalização das áreas verdes - No Parque do Ingá e no Bosque II, o município realizou a troca de todo o alambrado do entorno por gradil, material ainda mais resistente e adequado. Foi a primeira vez em mais de 30 anos que a estrutura foi trocada completamente.

O município também realizou a reforma dos prédios localizados na parte interna do Parque do Ingá, com a pintura, substituição dos telhados, troca de gesso, reforma no sistema elétrico e outras melhorias. O antigo Centro de Apoio ao Turista, por exemplo, foi totalmente revitalizado e passou a se chamar Centro de Eventos e de Educação Ambiental. O local recebe diversos eventos e atividades de educação ambiental. 

Na região norte, o Parque das Palmeiras também recebe diversas melhorias. O município realizou a troca de toda a iluminação do entorno do parque, com a instalação de lâmpadas de LED, e iniciou a substituição de todo o alambrado por gradil. Além disso, uma nova pista de caminhada será construída no entorno do parque.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp