06/09/2024 às 16h50min - Atualizada em 06/09/2024 às 16h50min
Com a candidatura indeferida pela justiça, Barbosa Neto diz que está confiante na reversão do caso
Da Redação
Reprodução Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (06), o candidato à prefeitura de Londrina, Barbosa Neto, declarou estar sereno diante da decisão da 42ª Zona Eleitoral, que na quinta-feira (05) indeferiu o registro de sua candidatura para as próximas eleições.
Conforme o documento judicial, Barbosa Neto, que já exerceu o cargo de prefeito de Londrina, foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, resultando na suspensão de seus direitos políticos por seis anos. A juíza responsável pelo caso enfatizou que o Ministério Público recomendou o indeferimento da candidatura, apontando sua inelegibilidade com base na condenação. O documento destacou:
"Conforme Acórdão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, proferido em 08/07/2024, o candidato foi condenado em segunda instância à suspensão dos direitos políticos por seis anos, em decisão de colegiado. O ato de improbidade foi considerado doloso, com prejuízo ao patrimônio público e enriquecimento ilícito tanto da empresa ‘Delmontes & Dias Ltda’ quanto de Homero Barbosa Neto, que se apropriaram de parte do valor, sendo condenados a restituir solidariamente ao erário a quantia de R$ 178.917,26”.
Barbosa Neto afirmou já ter sido absolvido na esfera criminal e, por isso, mantém confiança no processo. Sua defesa planeja reverter a inelegibilidade ainda durante o período eleitoral, assegurando que o candidato continue na disputa.
A um mês das Eleições 2024, o candidato espera reverter a decisão da justiça nas próximas semanas.