03/08/2024 às 12h45min - Atualizada em 03/08/2024 às 12h45min
Brasil supera a Itália e conquista o bronze na disputa por equipes mistas no judô
Da Redação
Reprodução/COB O Brasil conquistou mais uma medalha no judô dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste sábado (3), na Arena Campo de Marte, os brasileiros venceram a Itália por 4 a 3 para garantir o bronze na disputa por equipes mistas.
Na trajetória até o terceiro lugar, o Time Brasil venceu o Cazaquistão na estreia (4 a 2), perdeu para a Alemanha (3 a 4) e derrotou a Sérvia (4 a 1) na repescagem.
Na primeira luta da final, na categoria até 90kg masculino, Rafael Macedo aplicou um ippon no italiano Christian Parlati, faltando 14 segundos para o fim do combate, colocando o Brasil na frente.
Em seguida, Beatriz Souza, medalhista de ouro na categoria até 78kg feminino, confirmou o favoritismo e derrotou Asya Tavano com uma imobilização, ampliando a vantagem brasileira.
No terceiro duelo, a Itália diminuiu a diferença após Gennaro Pirelli vencer Leonardo Gonçalves no 90kg masculino. O judoca italiano aplicou um waza-ari no golden score.
Rafaela Silva voltou a aumentar a vantagem do Brasil ao vencer Veronica Toniolo na categoria até 57kg feminino. A brasileira conseguiu um waza-ari e imobilizou a adversária, deixando o placar em 3 a 1.
Depois, a Itália voltou a diminuir a vantagem. O medalhista de prata Willian Lima perdeu no golden score para Manuel Lombardo ao sofrer um ippon.
O Brasil teve a chance de fechar o placar com Ketleyn Quadros, na categoria até 70kg feminino. No início do combate, a judoca imobilizou Savita Russo para realizar um waza-ari e ficar em vantagem.
Faltando 20 segundos para o fim da luta, a italiana conseguiu um ippon e empatou a disputa em 3 a 3.
No judô por equipes mistas, em caso de empate, o último combate é definido por sorteio. Rafaela Silva foi escolhida para o duelo decisivo.
A experiente judoca brasileira derrotou novamente Veronica Toniolo, desta vez com apenas 14 segundos de luta ao aplicar um waza-ari, garantindo o pódio para o Brasil.