24/07/2024 às 12h27min - Atualizada em 24/07/2024 às 12h27min

Hospital do Coração de Apucarana pode reabrir depois de 10 anos após acordo judicial

Da Redação

Divulgação
Um acordo judicial homologado nesta semana permitirá a reabertura do Hospital do Coração em Apucarana. A unidade, situada no terreno da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) próximo ao Lago Jaboti, está fechada há dez anos.

O acordo, firmado entre a Fundação Vilela Batista e a Acea, prevê a devolução do terreno e o repasse das benfeitorias construídas no local, com a condição de que toda a estrutura seja transferida para uma outra instituição que reabra, obrigatoriamente, o hospital.


Conforme o acordo, o nome original "Hospital Torao Tokuda" será mantido, mas haverá mudanças no foco de atendimento.

Originalmente projetada pelo médico Randas Vilela Batista, a unidade foi concebida para funcionar como Hospital do Coração, oferecendo consultas e cirurgias cardíacas. Além disso, as características arquitetônicas que remetem ao Japão deverão ser preservadas.

O Hospital do Coração, como é conhecido em Apucarana, começou a ser construído em 2008 com investimentos de US$ 5 milhões. Os recursos foram obtidos pelo médico junto à holding japonesa Tokushukai, uma das maiores corporações de saúde do mundo, de propriedade do megaempresário Torao Tokuda, dono de uma rede com cerca de 160 hospitais no Japão.

A unidade foi inaugurada em fevereiro de 2012 e funcionou como ambulatório – sem a realização de cirurgias – até agosto de 2014, quando o convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) foi encerrado por problemas de documentação.

Previsto para ter 150 leitos, o hospital nunca operou em sua capacidade total e foi fechado em 2015 após a Vigilância Sanitária reprovar o espaço. A unidade foi alvo de inúmeras polêmicas ao longo dos últimos anos na cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp