16/07/2024 às 11h00min - Atualizada em 16/07/2024 às 11h00min

Referência em Assistência Social no Paraná, Londrina fica mais uma vez na liderança em ranking

Da Redação

Emerson Dias/NCom
O município de Londrina alcançou a nota 9,07 em Assistência Social na recente avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), destacando-se entre os 399 municípios do Estado. Essa avaliação foi baseada na análise das contas públicas de 2023 e representa um aumento de 2,23 pontos em relação ao ano anterior, quando Londrina obteve a nota 6,84. Esses números indicam avanços significativos na política de assistência social do município. A avaliação das atuações governamentais dos municípios está disponível para consulta pública no site do TCE-PR.

O painel foi elaborado a partir da prestação de contas anual das 399 cidades do Paraná ao TCE. Além da Assistência Social, a avaliação também abrange outras áreas, como Educação, Saúde, Administração Financeira, Previdência e Transparência. Entre as 10 cidades mais populosas do Paraná, Londrina superou a capital, Curitiba, que obteve a nota 7,00, e outras cidades como Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Araucária e Colombo. Colombo registrou a pior nota entre os dez municípios mais populosos do Estado, com 4,70.


Para atribuir a nota 9,07 em Assistência Social a Londrina, o TCE-PR avaliou sete componentes: instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação da política municipal (10,00); diagnóstico do território e acesso a serviços, benefícios, programas e projetos da Proteção Social Básica (10,00); articulação territorial e intersetorial (10,00); Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) (9,50); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica (SPSB) no domicílio para pessoas com deficiência e idosas (8,50); infraestrutura e recursos humanos (8,20); e vigilância socioassistencial (7,30).

O componente que mais subiu de um ano para o outro foi a oferta de SCFV e SPSB no domicílio para pessoas com deficiência e idosas, com um aumento de 4,40 pontos. Segundo a secretária Micali, desde 2020 esses serviços estão sendo ampliados em Londrina como uma importante ferramenta para a prevenção de violência, tanto dentro quanto fora da família.

O segundo componente com maior crescimento em Londrina de 2022 para 2023 foi a disponibilização de infraestrutura e recursos humanos, que aumentou 3,80 pontos, seguido pela disponibilização de instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação da política municipal, que cresceu 3,30 pontos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp