29/06/2024 às 11h00min - Atualizada em 29/06/2024 às 11h00min
Com apoio da Prefeitura, Maringá sedia lançamento nacional da Certificação ODS neste sábado (29)
Da Redação
Divulgação Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), Maringá receberá o lançamento nacional do Programa de Certificação ODS. A cerimônia será realizada neste sábado, 29, às 14h, no auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O evento é promovido pelo Instituto ODS e tem apoio da Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).
Maringá foi escolhida como sede do lançamento pelo comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento sustentável. Em 2021, o município aderiu à Agenda 2030, plano global da ONU, com o compromisso de promover políticas públicas para alcançar as 17 metas em diferentes áreas em prol da qualidade de vida da população. Além disso, a cidade se destaca pela adesão ao conceito de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública, com a utilização responsável dos recursos financeiros e ambientais.
A Certificação ODS é um projeto que nasceu em Maringá. No ano passado, a Prefeitura recebeu o Selo Ouro dos ODS pelas políticas públicas implantadas em prol do desenvolvimento sustentável. Agora, a certificação torna-se nacional por meio do Instituto ODS e apoio coletivo do Parque Tecnológico de Itaipu, Evoa Aceleradora e do Governo do Estado do Paraná. Na cerimônia, serão apresentados detalhes do programa, com os objetivos, etapas e benefícios. Também haverá a posse da Miss Brasil, jornalista e economista, Mia Mamede, como porta-voz dos ODS no Brasil.
Para a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, o evento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Prefeitura. “Maringá se tornou uma cidade sustentável e eficiente, fruto de um trabalho desenvolvido pelo município e apoiado por todo o ecossistema. Essa é mais uma oportunidade de conscientizarmos toda a comunidade sobre a importância e relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o bem-estar social”, destaca.