Freepik Os tipos de vinhos são: tranquilos (não contém gás), fortificados (vinhos que lhes foi adicionados álcool extra) e espumantes (vinhos efervescentes).
Estilos de vinhos são a combinação de aromas e sabores, características estruturais como cor, dulçor, acidez, taninos (polifenóis que resseca a boca), álcool, corpo, a casta ou combinação de casta (tipo de uva).
Parece difícil, mas é simples, pois um tipo de vinho pode ser considerado leve ou encorpado, com dulçor ou seco, com acidez (pode ser medida pela quantidade de salivação), alta, média ou baixa, com taninos macios ou ásperos e isto define seu estilo.
Vamos dar um exemplo do tipo tranquilo em estilo de vinho tinto seco, com alta acidez, alto tanino, encorpado, teríamos o Barolo, Brunello di Montalcino, Châteauneuf -du-Pape.
Outro exemplo do tipo tranquilo em estilo branco seco, com alta acidez, teríamos os Riesling Troken alemão, Chablis, Riesling de Eden Valley na Austrália, Sauvignon Blanc da região de Elim na África do Sul.
Harmonização - Peso ou corpo Assim, na gastronomia, quando falamos de harmonização é importante conhecermos os tipos e dentre eles seus estilos de vinhos que irão enaltecer os aromas e sabores dos vinhos e dos pratos servidos, sem sobrepor um ao outro, criando uma maravilhosa experiência gastronômica.
O primeiro a ser levado em conta em uma harmonização, mais importante que a cor do vinho escolhido é o corpo ou peso. No alimento depende tanto dos métodos de cocção como dos temperos utilizados.
O corpo no vinho é a forma como sentimos a bebida dentro da boca, um exercício é como você sente no paladar o leite desnatado em comparação com o leite integral.
Não é tão simples assim.... Ex: Vinhos brancos com carnes brancas e vinhos tintos com carne vermelha.
Devemos levar em consideração: Peso, doçura, picância, acidez, sal, irão nos auxiliares a escolher o melhor vinho para o prato escolhido.
Ex: Posta de cação assada (não terá muito peso), se for preparada com azeite de dendê, tomates, pimenta branca e coentro acentuados, como a muqueca, (o peso do prato já mudou completamente). O primeiro prato pediria um branco de corpo leve, enquanto o segundo prato um branco com muito mais corpo, intensidade de aromas e sabor, o que mudaria o estilo do vinho.
Nos próximos artigos, vocês viajarão comigo e conhecerão muito mais sobre esta bebida fascinante, sua história, características, diferentes uvas, tipos e estilos de vinhos e muitas novidades que o mundo dos vinhos nos proporciona.
É claro! Beba com moderação e principalmente acompanhado de muita água, mantendo o corpo hidratado e a saúde sempre em dia.
Siga o meu instagram: @ellenbelo37
Ellen Belo
Especialista em Vinhos
Embaixadora dos Vinhos Brasileiros - ViniBraExpo