06/10/2024 às 17h26min - Atualizada em 06/10/2024 às 15h22min

As queimadas, a estiagem e a votação

Claudia Vanessa Bergamini

Claudia Vanessa Bergamini

Do Norte para o Sul

Da autora
Claudia Vanessa Bergamini

Se você acordou hoje, pegou seu carro, ou sua bicicleta, ou tomou um ônibus ou, ainda, foi a pé até a zona eleitoral, parabéns, sinta-se privilegiado. Explico por quê? A seca mais intensa porque passamos vem afetando todos os estados brasileiros. No Norte, porém, a mobilidade do cidadão tem sido afetada a ponto de impossibilitar e até impedir o direito de ir e vir dos habitantes. Os rios estão com níveis muito abaixo das piores margens históricas. O nível do Rio Acre, por exemplo, no final de setembro, marcou 1,23 metros. Dois centímetros abaixo da pior marcação até então registrada, ocorrida há 53 anos. O Rio Juruá, na divisa entre Amazonas e uma das fronteiras com o Peru, há 30 dias suspendeu o transporte fluvial. E como a seca afeta as eleições deste domingo?

No Vale do Juruá, são milhares de eleitores que, para votar, dependem do transporte fluvial, hoje impossibilitado. Exatamente por isso, helicópteros e aviões monomotores estão em trânsito para levar as urnas e os mesários até as comunidades ribeirinhas e aldeias. Ao todo são 37 locais de difícil acesso, totalizando 153 seções. Vencida a barreira do nível dos rios, é preciso superar outra: a fumaça. 

A região Norte, com seus rios de grande extensão e muitos lugares em que a locomoção só é possível por meio deles, que agora estão bastante secos, desde agosto está imersa em fumaça. A Floresta Amazônica queima e, não bastasse a estiagem, as queimadas têm deixado o clima insalubre, com altos índices tóxicos. Neste domingo, ainda que seja normal acompanhar os noticiários para se informar sobre o andamento das eleições, o que mais me chamou a atenção foram as imagens das comunidades que, para votar, dependeram de um esquema logístico da marinha, aeronáutica, polícia federal e governos locais, o que exigiu a mobilização de mais de 2.000 pessoas. Conheci um pouco mais desta árida realidade, sinto-me grata por não depender do transporte fluvial para dar meu voto, tampouco o aéreo. Fico, no entanto, muito feliz por saber que, em que pesem as adversidades, todos daqui terão a oportunidade de votar. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp