Se a palavra mãe fosse traduzida em duas, amor e cuidado seriam elas. Ainda que os sinônimos não sejam perfeitos, quando o assunto é ser mãe, amor e cuidado são significados que se replicam. Não há uma fórmula para ser mãe, as mulheres encontram cada qual a sua. Umas com exagero, outras com falta, outras ainda na medida certa.
O cuidado cotidiano da mãe para com o filho é composto por ações de doação e amor. Da minha mãe, guardo as lembranças de ser aquela que cortava a unha, penteava o cabelo, lavava a roupa, preparava as refeições diárias, organizava a casa, trabalhava fora, contava história, dava banho, beijava, dava umas palmadas, abraçava, aconselhava, enchia de carinho, cuidava, cuidava, cuidava…
Com essas ações, minha mãe encontrou a sua maneira de ser mãe, sua forma de demonstrar cuidado e, sobretudo, o caminho para manter acesos os laços de amor materno que se fortaleceram ao longo da vida e são muito superiores aos laços de sangue.
O tempo leva as pessoas, muda o rumo da vida, mas os laços de amor permanecem. Sinto a presença da minha mãe ao meu lado, não a presença física, a presença da lembrança de uma história de amor.